Programa Sepdan em sua Casa atende a animais em Nossa Senhora do Socorro

18  de setembro de 2025

A Secretaria Especial de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais (Sepdan), em Nossa Senhora do Socorro vem atuado no município com diversas ações, e um dos programas de relevância é a “Sedpan em sua Casa”. A visita se dá por meio de contatos nos canais oficiais da Secretaria a  exemplo do Instagram @sepdansocorro e atua de forma multidisciplinar quando necessário.

De acordo com o secretário da pasta, Adriano Bandeira, ainda são muitos os desafios visto o grande número de demandas no município. “Visitamos casas que os responsáveis pelos seus animais nunca os levaram a um médico veterinário como também esses animais nunca foram vacinados”, explica.

Segundo o médico veterinário Pablo Gabriel Oliveira, são diversos casos em que a Sepdan atua.  “São muitas residências em Nossa Senhora do Socorro e cada minuto temos um chamado. A equipe vai avalia o animal na residência do responsável, a prescrevemos a medicação e se o caso for grave, agimos multidisciplinarmente e convocamos outros órgãos”, relata.

A dona de casa Fátima Silva, residente na Piabeta, fala da felicidade de receber a Sepdan em sua casa. Tenho 5 gatos, e nunca vi isso em Nossa Senhora do Socorro. Entrei em contato pelo direct do Instagram e aguardei em casa o atendimento veterinário que salvou um dos meus pets”, enfatiza.

Outra importante colaboração é da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), onde após a equipe Sepdan diagnosticar casos de zoonoses a exemplo de esporotricose e leishmaniose, casos muitas vezes encontrados nas visitas, os animais são encaminhados à unidade quando necessário, como também na condução da aplicação da vacina antirrábica aos animais. Além desse programa a Sepdan atua com fiscalização de maus-tratos em parceria com a Polícia Civil ou Militar, castrações em campanhas específicas por meio da estrutura do Castramóvel do Governo do Estado e Sepdan em sua Ong.

Por Assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Reformas de fim de ano disparam no Nordeste com chegada do 13º e festas

    Com a chegada das festas de fim de ano e [...]

  • Grandes atrações vão comandar a ‘Feijoada Com Amor do GACC’ no dia 19 de outubro

    O Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe [...]

  • Centro de Hemodinâmica do Huse garante assistência especializada contínua a pacientes

    O Centro de Hemodinâmica Dr. José Augusto Soares Barreto do [...]

  • Dia Estadual amplia conscientização contra o tráfico de animais silvestres em Sergipe

    A Lei nº 8.516, de 17 de abril de 2019, entrou em [...]

  • Equipe da Sepdan vai em loco averiguar patologias por meio de médicos veterinários

    Programa Sepdan em sua Casa atende a animais em Nossa [...]