Após realizar pesquisa com diretores das unidades de ensino municipal, por meio de questionário digital para identificar pontos que precisam ser melhorados na rede, a Educação de Aracaju promoveu, na manhã desta quarta-feira, 2, o segundo curso para diretores e coordenadores administrativos, que focou no Princípio da Inclusão Escolar: Legislação e Estratégia de Ensino.

Durante a manhã, foram abordados temas como inclusão e diversidade, visando promover um ambiente inclusivo que respeite as diferenças culturais, sociais e necessidades especiais; o uso de tecnologias na educação, com o objetivo de integrar ferramentas digitais e potencializar o ensino e a aprendizagem; e saúde mental e bem-estar, a fim de proporcionar um ambiente escolar respeitoso e satisfatório para educadores e estudantes.

Para a secretária da Educação, Edna Amorim, é sempre bom saber que os gestores estão atualizados com temas tão importantes. “Essas capacitações com os diretores escolares e coordenadores administrativos são extremamente relevantes, pois tratam de temas escolhidos por eles, que estão no dia a dia da escola e conhecem as demandas”, destacou a secretária.

A psicopedagoga Rosecleide Silva, palestrante do evento, ressaltou que a inclusão escolar é fundamental para acolher as famílias atípicas, permitindo que compreendam as necessidades e possam repassá-las ao gestor. “É preciso transmitir ao gestor escolar – que é a ‘mola mestra’ do processo dentro do segmento educacional das escolas – como ele deve acolher a família. Compreendemos que trabalhar com a aprendizagem da criança atípica não é apenas trabalhar com o aluno, mas sim com toda a família. Esse acolhimento reforça a rede de apoio, mostrando que é necessário o envolvimento da família, da escola e de todos os profissionais internos e externos que estão envolvidos com essa criança atípica”, disse ela.

Os diretores destacaram a relevância das capacitações realizadas pela Educação de Aracaju para a melhoria do ambiente escolar na rede municipal de ensino. “Momento muito importante, esse evento foi pensado para nós, gestores. Nós demos nossa opinião sobre o que seria necessário e o que precisamos dentro da escola, e a Secretaria da Educação oferece essa capacitação dividida em módulos para nos ajudar”, afirmou a diretora Tanielly Farias, da Escola Sérgio Francisco da Silva, no bairro Lamarão, zona norte de Aracaju.

“Foram disponibilizadas para nós, gestores, temáticas que precisam ser trabalhadas, aquelas em que percebemos mais dificuldades no nosso dia a dia. Agora, no período de férias, quando as demandas são reduzidas, temos essa oportunidade de vir à Secretaria, participar da formação e obter um aprendizado renovado para nossa equipe gestora”, disse a diretora Grace Kelly, da Escola Sabino Ribeiro, no bairro 18 do Forte, zona norte de Aracaju.

Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Transmissão do Forró Caju 2025 atinge quase um milhão de visualizações e fortalece impacto cultural da festa

    A transmissão oficial do Forró Caju 2025, promovida pela Prefeitura [...]

  • Oferta de testes rápidos de IST/Aids seguem em julho na Vila do Forró

    Com foco na prevenção e no cuidado com a saúde [...]

  • CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades; veja blocos temáticos e como escolher cargo

    O edital do Concurso Nacional Unificado 2025 (CNU 2) foi [...]

  • SMTT de Aracaju altera sentido em duas ruas no bairro Luzia a partir de segunda-feira, 7

    A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju [...]

  • Huse lança campanha ‘Julho Verde’ em Sergipe e destaca importância de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

    Com o slogan ‘Informação salva vidas’, o Hospital de Urgências [...]