A Advocacia-Geral da União (AGU) criou nesta quarta-feira (23) um grupo especial para buscar a recuperação do dinheiro descontado irregularmente dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A medida foi tomada após a deflagração da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que investiga um esquema nacional de descontos de mensalidades associativas não autorizadas. Estima-se que cerca de R$ 6,3 bilhões foram descontados de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024.

O grupo será formado por oito advogados públicos que vão atuar para propor medidas judiciais e administrativas para obter a reparação dos valores descontados e os danos causados contra o INSS.

Os profissionais também devem propor medidas de prevenção e enfrentamento de situações de fraudes contra a seguridade social.

De acordo com o advogado-geral da União, Jorge Messias, a AGU vai atuar para garantir a renda dos trabalhadores em situação de vulnerabilidade.

“O Estado brasileiro, os aposentados e pensionistas foram lesados por esse esquema. Por isso, também vamos buscar a responsabilização das entidades que promoveram os descontos ilegais e recuperar cada centavo desviado”, afirma Messias.

Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que foi afastado pela Justiça em função das investigações da Operação Sem Desconto.

Fonte, Agência Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Verão Folia segue a todo vapor e traz o projeto Na Farra a Aracaju

    O verão da Folia Entretenimento continua com tudo em Sergipe. [...]

  • Isenção do IR e reajuste do salário mínimo injetarão R$ 110 bilhões na economia neste ano, diz Marinho

    A isenção do Imposto de Renda para quem ganha até [...]

  • Hospital da Mulher e Maternidade Lourdes Nogueira amplia serviços e reforça assistência materno-infantil

    O Hospital da Mulher e Maternidade de Aracaju Lourdes Nogueira [...]

  • Consulta pública online do Plano Estadual de Ações Climáticas segue até o sábado, dia 10

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Mercado de energia limpa avança no campo e ajuda produtores a economizar

    O Brasil possui mais de 80 milhões de hectares destinados [...]