Um projeto de lei que prevê a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos novos para pessoas com diagnóstico de câncer está em tramitação na Câmara dos Deputados. O PL 200/25 tem o objetivo de auxiliar pacientes que enfrentam altos custos durante o tratamento da doença.

Segundo a autora do projeto, a deputada Luísa Canziani (PSD-PR), a iniciativa ajuda a amenizar o impacto financeiro que pacientes com câncer enfrentam. “Muitas vezes, os tratamentos não são totalmente cobertos por planos de saúde ou pelo sistema público, o que gera uma carga financeira significativa para o paciente e sua família”, justifica a parlamentar.

Alteração de lei

O PL altera a Lei 8.989/95, que já isenta o valor do IPI dos veículos para taxistas, pessoas com deficiência e indivíduos com transtorno do espectro autista. Se o projeto virar lei, a isenção do imposto valerá por cinco anos para pacientes oncológicos.

O texto ainda vai passar por análise das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania para, então, ir a plenário na Câmara e no Senado Federal.

Fonte: Brasil 61

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Recomposição trabalhista é tema de palestra no II Congresso Sergipano de Estudos Jurídicos

    Procurador-chefe do MPT-SE, Márcio Amazonas, falou sobre o tema nesta [...]

  • Portal Nacional de Desaparecidos criado pela Polícia Civil de Sergipe é lançado durante 4º Encontro de Tecnologia e Inteligência no Ceará

    O primeiro dia do 4° Encontro Nacional de Tecnologia e [...]

  • Polícia Civil identifica suspeito de atropelamento que matou três pessoas em Canindé de São Francisco

    Na manhã desta terça-feira, 26, a Delegacia de Canindé de [...]

  • Prefeitura de Aracaju participa da 6ª Conferência Estadual das Cidades

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do [...]

  • Violência digital contra mulheres atinge níveis alarmantes

    O Instituto Marielle Franco (IMF) lança nesta quarta-feira (27), às [...]