Com o início do tradicional período de festas e celebrações carnavalescas, foliões de todos os cantos do país se preparam para a diversão tomar conta das ruas das cidades brasileiras. Todavia, o carnaval é, também, uma das épocas em que mais são registrados golpes e fraudes financeiros em todo o ano. Segundo o advogado Breno Seroa, especialista em Direito Bancário, o cuidado em transações bancárias deve ser dobrado durante o período.

“É de conhecimento geral que a época do carnaval, infelizmente, traz consigo uma grande quantidade de crimes e fraudes bancárias. Nos últimos anos, um golpe que vem sendo registrado frequentemente é a alteração do valor na maquineta durante uma compra, onde o ambulante anuncia um produtor por um valor X e se aproveita da falta de atenção do folião para cobrar 5, 10 vezes mais sem que o comprador perceba”, disse. “É preciso prestar bastante atenção em compras no débito ou crédito e sempre verificar se o valor que aparece na máquina condiz com o anunciado pelo vendedor”, adiciona.

O especialista afirma, ainda, que falsos links para eventos também são um grande expoente dos golpes financeiros aplicados durante o período. “Com a grande quantidade de festas e shows acontecendo simultaneamente, criminosos se aproveitam para gerar falsos links de pagamento e alguns geram até recibo de compra. Para evitar esse tipo de golpe é preciso se alertar ao tipo de link e só efetuar compras em sites que foram mencionados pela organização do evento, além de conferir se as informações descritas estão de acordo”, explica.

O advogado aconselha que os recursos de localização do celular se mantenham ativados e que aplicativos de banco possuam uma camada extra de proteção, como desbloqueio apenas por biometria, por exemplo. Além disso, recomenda evitar transitar com grandes quantidades de dinheiro físico e cartões desnecessários, mantendo a atenção ao ambiente e evitando distrações prolongadas com o celular na mão. “Com cuidado e seguindo as recomendações, é possível aproveitar o momento com tranquilidade e diversão”, conclui.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe institui carteira de identificação para pessoas com hemofilia

    O Governo de Sergipe sancionou a Lei nº 9.585, que cria [...]

  • STF pede que PGR apure abuso em greve de peritos do INSS

    O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou [...]

  • Governo de Sergipe discute reestruturação de contratos com a Caixa para otimizar investimentos

    O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e a secretária de [...]

  • Brasil é 5º país com mais denúncias de abuso sexual infantil online

    Em 2024, o Brasil figurou em quinto lugar na lista de [...]

  • Prefeita Emília Corrêa comemora aprovação da Secretaria Municipal das Mulheres

    Com o objetivo de formular, coordenar e executar ações voltadas [...]