A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realizou 64.603 análises físico-químicas e microbiológicas de água e esgoto entre julho e setembro de 2024. Ou seja, em média, foram cerca de 702 inspeções feitas por dia nos laboratórios da corporação no período, e 21.534 executadas mensalmente. Os exames utilizaram 15.827 amostras coletadas dos 73 municípios sergipanos nos quais a empresa atua.

O objetivo é assegurar segurança sanitária e garantir a qualidade dos serviços prestados pela companhia à população. Os testes são realizadas por quatro laboratórios integrados da Gerência de Controle e Vigilância da Qualidade (GCVQ), e são fundamentadas na Portaria 888/2021, do Ministério da Saúde, e pelas resoluções 357 e 430 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Os resultados das análises são enviados mensalmente aos órgãos de fiscalização sanitária dos 73 municípios, à Secretaria de Estado da Saúde, à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e ao Ministério da Saúde. “O trabalho dos laboratórios é, principalmente, de monitorar a água que será e que está sendo consumida pela população, verificar a conformidade dela com a legislação vigente”, explicou o químico industrial Douglas da Cruz Santos.

Ele destacou que a conclusão das análises de água é apresentada na fatura mensal dos clientes da Deso.  “É uma forma importante de transparência com os nossos usuários” , declarou. Além da distribuição externa dos dados, as informações também são compartilhadas internamente, entre unidades operacionais da Deso, para controle, avaliação e eventuais melhorias.

Atuação

Os quatro laboratórios da empresa são o de Índice de Qualidade de Água Distribuída (IQAD), responsável pelo diagnóstico químico da água tratada e distribuída, de Microbiologia e Hidrobiologia (Labmic), que estuda possíveis contaminações hídricas geradas por seres vivos, de Análises Completas (Labcomp), cujo intuito é verificar possíveis fontes de água a serem utilizadas pela corporação, e Análises de Água Residuárias (LAAR), encarregado de investigar a qualidade do efluente tratado pela Deso.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • ADPESE lança Campanha Nacional “Justiça Climática é Justiça Social: Defensoria Pública por um Brasil mais sustentável, justo e igualitário” em Aracaju

    A Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (ADPESE), [...]

  • Emenda impositiva de Ricardo Marques viabiliza mutirão oftalmológico em Aracaju

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, participou do lançamento oficial [...]

  • Sergipe receberá mais de R$ 136 milhões em repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental

    O Estado de Sergipe receberá cerca de R$ 136,15 milhões [...]

  • Prefeita Emília lança projeto que vai garantir 1.400 exames gratuitos para a saúde da mulher

    Na manhã desta segunda-feira, 1º, a prefeita de Aracaju, Emília [...]

  • Produções de petróleo e de gás natural alcançam recorde histórico em julho

    A ANP divulgou hoje (1/9) o Boletim Mensal da Produção de [...]