36% das famílias brasileiras gastam mais da metade do orçamento mensal com energia elétrica e gás de cozinha, segundo uma pesquisa do Instituto Pólis. Nas regiões Norte e Nordeste, esses gastos superam as despesas com comida, comprometendo a segurança alimentar das famílias.

Os dados do levantamento Justiça Energética, produzidos pelo Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria, foram apresentados na última quinta-feira (11) durante o seminário da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados.

De acordo com a apresentação feita pela representante do Instituto Pólis Maria Gabriela Feitosa durante o seminário, a energia elétrica e o gás de cozinha são os itens que mais impactam o orçamento doméstico em comparação com os outros itens básicos para a sobrevivência.

Silvana Fagundes, moradora de Duque de Caxias – RJ, conta que na casa residem 4 pessoas e gasta em torno de R$ 700,00 por mês com conta de água e luz. Ela comenta que muitas vezes o valor das contas compromete a segurança alimentar da família.

“Porque muitas das vezes, deixamos de comprar, se alimentar melhor, por causa do preço do gás. O gás está preço muito elevado, para o salário que a gente ganha. Deixamos de fazer compras para poder pagar gás e luz”, relata.

 

Consumo de energia elétrica

De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o Brasil encerrou maio com um consumo de 70.207 megawatts médios, um aumento de 8% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

No mercado regulado, o consumo aumentou 12,3% devido ao clima quente. No ambiente livre, onde os consumidores negociam diretamente seus contratos, o aumento foi de 1,8% em relação a maio de 2023.

Segundo o CCEE, todos os estados apresentaram aumento no consumo de eletricidade em maio, exceto Rondônia e Rio Grande do Sul, que tiveram uma queda de 2,6%. O destaque para o crescimento do consumo é em Mato Grosso do Sul (13,3%), Paraná (10,7%), São Paulo (10,3%) e Amazonas (8,9%).

Fonte: Brasil 61

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governador Fábio Mitidieri assegura reajuste aos servidores e destaca valorização salarial nos últimos três anos

    O governador Fábio Mitidieri concedeu entrevista ao radialista Luiz Carlos [...]

  • “OBÁ TAJÁ”, novo álbum da artista sergipana Táia, celebra Nordeste como centro de criação

    A cantora e multi artista sergipana Táia apresenta seu novo [...]

  • Ortopedista da Rede Primavera marcou presença no Treinamento de Artroplastia Robótica, realizado na Índia

    O especialista em Cirurgia de Joelho e Trauma Esportivo e [...]

  • Christian Menezes dos Santos é Destaque em Sessão Solene no Município de Neópolis

    O palestrante Christian Menezes esteve presente na Câmara Municipal de [...]

  • 190 agentes de Saúde e de combate às endemias concluem capacitação em Aracaju

    Curso em Saúde no Trabalho é resultado de acordo judicial [...]