![slide_f26461a8bd9988103a6769fe65a5365c](https://cinformonline.com.br/wp-content/uploads/2024/07/slide_f26461a8bd9988103a6769fe65a5365c.jpg)
As perspectivas e oportunidades de emprego para os jovens sergipanos estarão em debate nessa quarta-feira 24, a partir das 8 horas, no Teatro Tobias Barreto. Em sua primeira edição, ‘O Futuro do emprego’ reunirá cerca de 2,5 mil estudantes do ensino médio da rede estadual e abordará as oportunidades de carreiras demandadas pelo setor do petróleo e gás, no mesmo período em que Sergipe recebe líderes nacionais desta cadeia produtiva para o Sergipe Oil & Gas, que será iniciado também na quarta-feira.
A iniciativa do Governo de Sergipe, desenvolvida pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), objetiva aguçar nos jovens a curiosidade e o interesse pelas perspectivas profissionais que o setor apresenta. O Sergipe Oil & Gas está presente no calendário nacional de eventos do nicho e é considerado referência do setor no estado de Sergipe, registrando um crescimento exponencial a cada edição.
O secretário do Trabalho, Jorge Teles, aponta para a importância de discutir o futuro da economia do estado de Sergipe, as perspectivas de geração de emprego e renda e a inserção do jovem nesse processo. Segundo o gestor, o estado de Sergipe está recebendo muitos investimentos que trazem excelentes perspectivas de investimentos futuros.
“Quando olhamos para todas essas perspectivas, nós pensamos na geração de emprego e de renda. Então, para que o sergipano possa ocupar esses postos de trabalho, ele precisa estar preparado, precisa estar consciente do que está acontecendo no estado e entender quais são as áreas que são demandadas por essas empresas, para que possa se colocar de maneira estratégica para ter sua oportunidade de emprego”, informou o secretário.
A indústria de petróleo e gás é um dos pilares econômicos da região Nordeste e do país como um todo. Ela oferece uma vasta gama de oportunidades de emprego, que vão desde funções técnicas e operacionais até posições de gestão e inovação tecnológica. Ao expor os alunos a essas possibilidades, o governo amplia seus horizontes, mas também os prepara para as demandas reais do mercado.
Buscando um público estratégico – estudantes sergipanos do ensino médio de escolas públicas – ‘O futuro do emprego’ quer qualificar esses jovens para ingressar nas crescentes oportunidades de carreira nas indústrias de energia, petróleo e gás. “Realizar atividades como esta traz motivação e desenvolvimento de habilidades do jovem como protagonista de ideias, de pensamento positivo e agente que pode resolver e dar respostas para um mundo que ele quer construir. Enquanto gestor público, a educação é um dos caminhos promissores. Considero a juventude o futuro do nosso país”, disse o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral.
Com base na situação atual e nas perspectivas futuras do setor em Sergipe, o evento visa proporcionar uma experiência educativa e motivadora, destacando a importância da qualificação profissional e das iniciativas de inovação e eficiência energética.
Fonte, Secom – Estado.