A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju, informa que a vacina meningocócica ACWY, de modo temporário, está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da capital. O imunizante previne contra os quatro tipos de meningite.

Segundo a coordenadora de imunização da SMS, Larissa Ribeiro, o Ministério da Saúde definiu que a vacina meningocócica ACWY também será administrada em duas doses e outra de reforço para as crianças de 3 meses, 5 meses e 12 meses. Anteriormente, no calendário de rotina, ela era administrada somente em crianças e adolescentes de 11 a 14 anos.

“Estamos falando da disponibilização de um imunizante que já está no calendário nacional de imunização, mas que, agora, passa a ser administrada não somente em crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, mas também em um esquema vacinal, a ser aplicada a primeira dose aos 3 meses, a segunda dose aos 5 meses e o reforço aos 12 meses de idade”, destaca Larissa.

A vacinação está disponível em todas as 45 USFs, basta levar documento oficial com foto e cartão SUS. Caso a criança ou adolescente com idade entre 11 e 14 anos ainda não tenha sido vacinada, tomará uma dose de reforço que é preconizado no calendário de rotina.

De acordo com o comunicado enviado pelo Ministério da Saúde, a distribuição e uso da Vacina Meningocócica ACWY (conjugada) acontece para atender a demanda de vacinação de rotina das crianças e adolescentes.

 

Fonte: Ascom/SMS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ronda Maria da Penha de Sergipe recebe quatro novas viaturas para ampliar proteção às mulheres

    A proteção às mulheres vítimas de violência em Sergipe ganhou [...]

  • Prefeita Emília Corrêa e vice-prefeito Ricardo Marques recebem presidente nacional do Cidadania em Aracaju

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, esteve reunido nesta sexta-feira [...]

  • Para combater crime organizado e ataques, Banco Central cria teto de R$ 15 mil para Pix e TED

    Após recentes eventos de ataques cibernéticos a instituições financeiras e [...]

  • Seminário realizado pelo Governo de Sergipe debate proteção a crianças e adolescentes no meio digital

    O Governo de Sergipe deu mais um passo em prol [...]

  • Industriais buscam parceiros nos EUA para tentar reverter tarifaço

    Industriais brasileiros articulam com empresários estadunidenses uma ação conjunta para [...]