O Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) é pioneiro em ofertar um centro de atendimento exclusivo para o público LGBTQIAPN+. A unidade é fruto do esforço do IIWSG em garantir a segurança do processo e do cidadão que solicita o serviço de alteração de nome e gênero.
De acordo com o diretor do IIWSG, Jenilson Gomes, desde 2020, com a implantação da atual carteira de identidade, que possibilitou a utilização do nome social mesmo sem a alteração do registro civil, o Instituto de Identificação passou a disponibilizar um ponto de atendimento para o atendimento ao público LGBTQIAPN+.
“Então, o IIWSG, entendendo da característica desse serviço, foi criado o ponto de atendimento exclusivo ao público LGBTQIAPN+. Inicialmente, o projeto começou funcionando na sede, mas, posteriormente, foi implantando no 11º andar do Edifício Estado de Sergipe, popularmente conhecido como Maria Feliciana”, iniciou.
O serviço também continua sendo ofertado também na sede do IIWSG, conforme citou Jenilson Gomes. “A grande concentração de atendimento para esse perfil de cidadão é na sede do Instituto de Identificação, com atendimento exclusivo nos dias úteis das 14h às 17h”, acrescentou.
Jenilson Gomes relembrou que o atendimento é referente a critérios específicos. “Critérios de nome social e alteração de nome e gênero, quando já definido em cartório no seu registro civil ou alteração do estado civil, quando sejam os casos. Um dos principais motivos, além de garantir a dignidade e o respeito, é garantir a segurança do processo”, enfatizou.
O diretor do IIWSG concluiu ressaltando que Sergipe é pioneiro em ter unidade de atendimento exclusivo no contexto de Institutos de Identificação. “Até hoje não se tem relato de um outro estado no Brasil onde tenha unidade exclusiva para esse perfil de cidadão. E temos avançado para levar esse serviço ainda mais adiante”, pontuou.
Fonte: Governo de Sergipe