O estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que o Brasil tem grande potencial geológico para os minerais críticos, mas, até recentemente, não havia conseguido materializar esse potencial em produção econômica robusta e esteve distante do patamar de países como Austrália, China, África do Sul e Chile entre outros.

Os minerais críticos são recursos essenciais para setores estratégicos, como tecnologia, defesa e transição energética, cuja oferta está sujeita a riscos de escassez ou dependência de poucos fornecedores. Eles incluem elementos como lítio, cobalto, níquel e terras raras, fundamentais para baterias de veículos elétricos, turbinas eólicas, painéis solares e semicondutores.

O Brasil, por exemplo, detém cerca de 10% das reservas mundiais desses minerais, de acordo com dados do Instituto Brasileiro da Mineração (Ibram), entidade que representa o setor privado.

A pesquisa Qual a importância do Brasil na cadeia global de minerais críticos da transição energética? Uma análise sobre reservas, produção, comércio exterior e investimentos, dos pesquisadores Rafael da Silveira Soares Leão, Mariano Laio de Oliveira e Danúbia Rodrigues da Cunha foi divulgada nesta quinta-feira (4).

De acordo com o levantamento, a atuação do Brasil no comércio internacional nas últimas duas décadas foi tímida, refletindo as dificuldades internas de uma produção mineral incerta. “Entretanto, a expansão dos investimentos em capital físico e a retomada dos dispêndios em pesquisa geológica, nos últimos anos, em linha com as tendências mundiais, parecem preparar o país para um ciclo virtuoso de expansão da produção”, dizem os pesquisadores.

A pesquisa conclui que um novo ciclo de investimentos, “aparentemente em curso”, pode impulsionar a mineração brasileira a operar em outro patamar de competitividade, “mas é importante que as expectativas sobre o impacto do setor na economia brasileira sejam realistas”.

Conforme os autores do estudo, a cadeia produtiva da mineração brasileira, entre 2000 e 2019 oscilou entre 0,75% e 2% do Produto Interno Bruto (PIB), dependendo dos ciclos de expansão e retração das cotações das commodities minerais, especialmente do minério de ferro, que representa mais de dois terços do setor.

Fonte, Agência Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Movimentações bancárias suspeitas levam PF e PM a cercar quadrilha do tráfico

    Operação Real Estate cumpre mandados de busca e apreensão em [...]

  • Fim da escala 6×1: advogada orienta empresários sobre mudanças e cuidados necessários para evitar riscos trabalhistas

    O fim da escala de trabalho 6x1 já é uma [...]

  • Rede Primavera participa do CONAHP 2026 e conquista reconhecimento por excelência hospitalar da Anahp

    A Rede Primavera marcou presença no CONAHP 2026 (Congresso Nacional [...]

  • Kitty Lima destaca entrega de centro educacional após ampliação e investimento de mais de 2 milhões

    A deputada Estadual reeleita, Kitty Lima (PSB), usou a tribuna [...]

  • Transporte intermunicipal será ampliado e gratuito para eleitores no domingo de Eleições 2026

    Com o objetivo de garantir o deslocamento de passageiros em [...]