Embaixador da Irlanda visita Divina Pastora
Na manhã desta terça-feira (27), o embaixador da Irlanda no Brasil, Séan Hoy, aceitou o convite feito pelo governador Fábio Mitidieri para conhecer Sergipe e a produção de renda irlandesa no município de Divina Pastora. A renda irlandesa é reconhecida pelo Instituto Patrimônio Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio Cultural do Brasil, desde 2009. Aqui em Sergipe, o modo artesanato se tornou patrimônio cultural e imaterial no ano 2019 por meio da Lei nº 8586, aprovada na Alese, e que também institui o dia 15 de julho para celebrar o Dia Estadual da Rendeira. A prefeita Clara Rollemberg recepcionou diversas autoridades, entre elas o governador Fábio Mitidieri e o presidente da Alese, Jeferson Andrade.
Terceirização em Itaporanga
Contra a terceirização do serviço público na Secretaria de Saúde e na Secretaria Municipal de Obras Transportes e Serviços Urbanos de Itaporanga D’Ajuda, o Itasind (Sindicato dos Servidores Públicos de Itaporanga D’Ajuda) e CUT/SE (Central Única dos Trabalhadores) fizeram uma denúncia ao Tribunal de Contas de Sergipe (TCE) e à Promotoria de Justiça de Itaporanga D’Ajuda. A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda publicou editais de chamamento público 001/2023 e 002/2023 para terceirizar a prestação de serviços na área de gestão de recursos humanos, operacionalização e execução de ações da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Serviços Urbanos.
Terceirização em Itaporanga II
O edital para terceirização na Secretaria Municipal de Saúde vai custar ao município um contrato de mais de R$ 10 milhões e 455 mil. Enquanto o contrato de terceirização de serviços na Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Serviços Urbanos vai custar quase R$ 6 milhões ao município. Na semana passada, dia 20 de junho, o Itasind e a CUT/SE denunciaram desvio de finalidade principalmente no que se refere à contratação na Secretaria da Saúde, e alertaram para fortes indícios de irregularidade, ilegalidade e anticonstitucionalidade.
Câmara de Socorro
Na terça-feira (20), o plenário da câmara abriu espaço para mais um tema importante na sociedade, o debate sobre a causa animal. A audiência pública foi proposta pelos vereadores Alan Mota, Rosy Lima e Lalo, membros da comissão dos direitos animais do poder legislativo. A audiência contou com palestra da ex-deputada e superintendente estadual da proteção animal, Kitty Lima. Lima falou sobre a importância de combater os maus-tratos, evitar o abandono, cuidar das doenças, incentivar a adoção e proporcionar a castração gratuita dos animais.
Ana Castela
Em pronunciamento na Sessão Plenária desta terça-feira (27), o deputado estadual Ibrain de Valmir (PV), discutiu sobre assuntos ligados ao Festival da Mandioca 2023, realizado no município de Lagarto. O evento teve início no dia 28 de maio, e segue até a próxima quinta-feira, 29 de junho. Na oportunidade, Ibrain de Valmir falou sobre o episódio envolvendo a cantora, Ana Castela, em uma apresentação artística no município. “Quero comentar de uma briga envolvendo uma cantora. Ao invés de Lagarto ter a realização do evento como uma vitrine no turismo, uma arrecadação que beneficie a população local com a economia aquecida, infelizmente o que vimos foi a imagem da cidade vinculada com briga. Uma artista subir ao palco chorando e sem entender o porquê de tanta confusão no seu camarim”, lamentou.