As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se encerram na próxima sexta-feira, 16. A inscrição é totalmente virtual e, para auxiliar alunos da rede estadual de ensino, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), disponibiliza os laboratórios de informática das escolas da rede, com apoio de professores e coordenações pedagógicas aos alunos que quiserem utilizar o espaço para fazer o procedimento. O horário destinado à disponibilização da estrutura para auxiliar os alunos na inscrição para o Enem é definido de acordo com a dinâmica da escola e do número de alunos.

A ação visa ajudar aos alunos que não possuem meios para realizar a inscrição, como nos casos em que o estudante não possui computador em casa ou não dispõe de dados móveis no celular, a exemplo da estudante do Colégio Estadual João Costa (antigo Costa e Silva), Mirella Fernanda Batista, de 17 anos. “É bastante importante ter essa estrutura na escola, porque tem gente que perde a oportunidade de fazer o Enem por não ter acesso”.

Caso um estudante queira utilizar o equipamento de outra escola que não seja aquela onde estuda, deve fazer a solicitação através da coordenação da sua escola. “Atendemos prioritariamente os estudantes da própria escola. Mas, caso precise, podemos disponibilizar o acesso para estudantes de outras escolas. Para isso, o estudante deve falar com o coordenador do seu colégio e solicitar o acesso em outra instituição”, explica o coordenador pedagógico do programa Pré-Universitário da Seduc, Vlademir Silva dos Santos.

Preparação para o Enem – Além do auxílio à inscrição, as escolas da rede estadual também fazem ações voltadas para a preparação dos alunos. “Temos 200 alunos aptos a fazerem o Enem e já estamos com 90% deles inscritos. Finalizaremos nos próximos dias para garantir a inscrição de todos. Além das aulas regulares, o João Costa tem um histórico de revisões voltadas para o Enem, com o ‘Revisa Costão, preparação para redação e ainda o incentivo à participação nas revisões do Pré-Universitário”, conta a coordenadora do Colégio Estadual João Costa, Margareth Cristóvão.

A importância de fazer o Enem foi reforçada pela diretora do Serviço de Ensino Médio do Departamento de Educação da Seduc, Isabella Santos. “Ao todo, 19.156 estudantes da rede estadual estão aptos a fazerem o Enem. Cada escola define o melhor horário para auxiliar os alunos, de acordo com a dinâmica da escola. Além disso, incentivamos os alunos a fazer o Enem, pois o exame abre uma série de possibilidades para as escolhas profissionais do futuro”.

 

Fonte: Ascom/Seduc

Foto:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeita Emília Corrêa comemora aprovação da Secretaria Municipal das Mulheres

    Com o objetivo de formular, coordenar e executar ações voltadas [...]

  • Governo de Sergipe garante assistência e educação inclusiva a alunos com espectro autista na rede estadual

    No período que marca o Mês de Conscientização do Autismo, [...]

  • Gov.br: validação biométrica de conta ouro dificulta ação de golpistas

    O portal de serviços digitais do governo federal, o gov.br, registrou 67,55 [...]

  • Gás natural para a indústria é um dos mais caros do mundo, diz CNI

    O preço do gás natural que chega às indústrias brasileiras [...]

  • Fanese inaugura primeiro laboratório do Co.liga em Aracaju e amplia acesso à economia criativa

    Fazer cursos gratuitos na área da economia criativa, com suporte [...]