O Lacen, unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), realizou nesta quinta-feira, 11, o mutirão do projeto ‘Quem Ama Protege” do Programa de Proteção à Gestante (Protege). A iniciativa consiste na coleta de material para processamento de análises e acompanhamento de mulheres gestantes em Sergipe.

Durante a ação no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), em Aracaju, as gestantes receberam orientações sobre a importância da realização do pré-natal.

O programa de proteção a gestante contempla exames como, HIV, Sífilis, Toxoplasmose IgM, Toxoplasmose IgG, HCV, HBSAG e teste de avidez para Toxoplasmose IgG e tem como finalidade diagnosticar, orientar e prevenir a transmissão materno-fetal de diversos tipos de doenças durante a gravidez.

De acordo com a biomédica e referência técnica pelo Protege, Maria Rosa Melo Alves, o Protege, visa a redução dos riscos de mortes e sequelas para as mães e os seus bebês. “Quando ocorre de verificarmos um diagnóstico para HIV apresentar resultado positivo, a transmissão materno-infantil poderá ser evitada em quase 100% dos casos”, confirmou.

A biomédica explicou ainda que o teste é feito através de gotas de sangue periférico colhido na ponta do dedo em papel filtro. “É um procedimento simples e rápido, sem necessidade de jejum, que utiliza metodologia precisa que pode rastrear a presença de vírus no sangue da gestante”, concluiu Maria Rosa.

Como funciona – Todas as análises para o ‘Protege’ são processadas no laboratório de Sorologia do Lacen. A adesão dos municípios ao Protege é dividido em dois momentos, no primeiro trimestre, onde são realizados os exames de adesão e no último trimestre, onde são feitos os exames de conclusão. Os laudos com o resultado das análises são disponibilizados via on-line por meio do sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) em até sete dias, contados a partir do dia que as amostras chegam ao serviço.

 

Fonte: Governo de Sergipe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Conta de luz mais cara: ANEEL aciona bandeira vermelha 2 para o mês de agosto

    A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou, na última [...]

  • Empresas terão que escolher regime tributário já na abertura do CNPJ

    A Receita Federal passou a exigir que todas as empresas [...]

  • Tarifaço: governadores do Consórcio Nordeste se reunirão com Lula

    Os governadores do Consórcio Nordeste se reunirão com o presidente Luiz [...]

  • A partir de agosto pacientes do SUS poderão ser atendidos por planos de saúde

    Terá início em agosto a mobilização do Ministério da Saúde [...]

  • Viagens curtas e resorts são aposta dos sergipanos no fim de semana do Dia dos Pais

    Com a iminente chegada do Dia do Pais, celebrado no [...]