Em Sergipe, mais de 1.500 denúncias de maus-tratos a animais já foram registradas na Delegacia Especial de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama), desde que o órgão foi criado em 2021, Quase 100 procedimentos já foram instaurados nesse período, e a delegada Gerolize Teles, titular do setor, alerta para a responsabilização penal pelo crime contra animais. A delegacia atua conjuntamente com o Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), da Polícia Militar, nas ações preventivas e repressivas de enfrentamento a esses crimes.

“A Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente tem como atribuição investigar os crimes praticados contra animais e meio ambiente na cidade de Aracaju, buscando identificar a autoria e materialidade para que o Ministério Público possa ter elementos suficientes para oferecer denúncia, e, ao final do processo o autor do crime possa ser responsabilizado pelo Poder Judiciário”, informou.

No Brasil, a Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. Quem cometer esse crime será punido com dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.  A referida legislação alterou a Lei 9.605/98, que dispõe sobre os crimes contra o meio-ambiente, fauna e flora e prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa, no caso de crime de maus-tratos contra  animais.

Ainda segundo a delegada, é possível dizer que houve aumento de denúncias de ações criminosas relativas a maus-tratos contra animais. “A criação da Depama permitiu dar visibilidade ao problema. Isso garantiu à população entender que é possível denunciar e que a sua denúncia será devidamente apurada”, reforçou.

Grande parte dos casos de maus-tratos está relacionada às condições precárias onde os animais são mantidos, com pouco espaço, coleira apertada, falta de alimentos, água e tratamentos necessários.  “O crime de abandono de cães e o envenenamento a gatos figuram como os ‘vilões’ da lista de maus-tratos”, evidenciou a delegada.

Ainda com o intuito de aproximar-se da população, a Depama disponibilizou o número 98819.4576 – WhatsApp, como forma de comunicação  direta e permanente. Essa ferramenta tem auxiliado decisivamente na apuração dos crimes, uma vez que o denunciante pode encaminhar vídeos, fotos e outros dados relevantes para elucidação dos crimes. Além deste canal, há o tridígito 181, Disque Denúncia da Polícia Civil. Em todas as modalidades a identidade do denunciante é preservada.

 

Fonte: Governo de Sergipe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • MPT-SE participa da posse da nova diretoria do Sindijor-SE com palestra sobre pejotização

    Evento foi marcado pelo diálogo sobre o cenário da pejotização [...]

  • Falta de água em Aracaju reforça importância da caixa d’água: Ferreira Costa orienta sobre prevenção e armazenamento seguro

    Diversos bairros de Aracaju vêm enfrentando falta de água nos [...]

  • Conferência Estadual de Assistência Social reafirma compromisso do Governo de Sergipe com políticas públicas de inclusão

    A 16ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada pelo Governo [...]

  • PEC da Blindagem se estenderá a deputados estaduais e distritais

    A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3, de 2021, [...]

  • TCU E MINISTÉRIO DAS CIDADES: DIRETRIZES E RECURSOS PARA TORNAR CIDADES MAIS INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS

    A decisão do TCU me chamou atenção pela sua franqueza. [...]