O projeto de restauração da casa da cultura é fruto de uma emenda do deputado federal Fábio Reis, que está sendo executada em parceria com o Governo de Sergipe. “Esta é uma casa histórica e que resgata a importância e grande contribuição e legado que o lagartense, Sílvio Romero, deixou para nossa cultura”, enfatizou o governador Fábio.
O secretário da Sedurbi, Luiz Roberto, falou sobre os primeiros passos para execução da obra. “A reforma da Casa Sílvio Romero também conta com uma contribuição de recursos que são oriundos da Secretaria do Turismo, que já estão em fase de licitação, com a primeira parte prevista para o dia quatro de abril, quando os envelopes serão abertos e as empresas habilitadas”, explicou Luiz.
O secretário Marcos Franco ressalta que a Setur, juntamente com a Sedurbi e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), estão alinhados para oferecer o apoio ao projeto. “Já vamos iniciar o processo de licitação e, juntos, resgataremos a tradição e a simbologia da Casa Silvio Romero para o estado”, disse o secretário de Turismo.
Casa Sílvio Romero– Nascido em Lagarto, Sílvio Romero foi jornalista, folclorista, professor e historiador da literatura brasileira. A casa de cultura, que leva o mesmo nome, está situada na antiga rua Estância, no centro de Lagarto, próximo a igreja Matriz. O imóvel pertencia à família de Sílvio Romero e, após sua morte, a casa transformou-se em um memorial da cultura lagartense, que resgata a história do folclorista, além de promover o turismo na região.
Obras em Lagarto – Na reunião, também foram discutidas outras obras como a continuidade da pavimentação granítica de alguns povoados do município de Lagarto e a conclusão da duplicação da rodovia com instalação do semáforo que dá acesso à chegada do município de Lagarto, obra que será realizada junto ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER). “Estão sendo recompostas as planilhas para licitação tanto do semáforo como da iluminação da duplicação”, completa Luiz.