As inscrições para o primeiro processo seletivo de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão chegando ao fim. Os interessados devem se apressar e se inscrever pelo site oficial do Sisu até as 23h59 desta sexta-feira (24), horário oficial de Brasília, por meio do login da conta gov.br, o sistema de serviços digitais do governo federal.

Nesta edição do programa, são oferecidas 226.399 vagas em 128 instituições públicas, incluindo 63 universidades federais. Para participar, o candidato deve ter feito a edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido nota acima de zero na prova de redação.

O processo seletivo do Sisu permite que o estudante se inscreva em até duas opções de vaga, com a possibilidade de alterar as opções durante todo o período de inscrições, sendo validado o último registro no sistema. No entanto, não é permitida a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

O resultado da seleção, com a divulgação das notas de corte, será anunciado no dia 28 de fevereiro. Os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foram selecionados no período de 2 a 8 de março. Os dias, horários e locais de atendimento serão definidos por cada instituição de ensino em seu edital próprio.

Apesar de ser feito por uma única chamada, os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das opções de vaga poderão disputar uma vaga por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse na lista de espera vai de 28 de fevereiro a 8 de março.

O candidato deverá indicar apenas um dos dois cursos escolhidos anteriormente. A manifestação de interesse na lista de espera assegura ao estudante apenas a expectativa de direito à vaga ofertada no âmbito do Sisu, sendo que a matrícula ou o registro acadêmico estão condicionados à existência de vaga e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.

É importante lembrar que o estudante selecionado em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado. A publicação das vagas remanescentes para a lista de espera será feita pelas próprias instituições de ensino.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

    A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 220 [...]

  • Arrecadação federal em outubro fecha com maior resultado em 30 anos

    A arrecadação federal total cresceu 9,77% em outubro na comparação [...]

  • MEC destina R$ 79,7 mi para promover equidade racial no País

    Há 21 anos, a Lei nº 10.639/2003 tornou obrigatório o [...]

  • Brasil e China firmam acordo para exportação de gergelim

    O Brasil e a China assinaram um acordo histórico para [...]

  • Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11

    O prazo para microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte [...]