Após dez dias do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria, uma jovem de 17 anos foi resgatada com vida dos escombros na província de Kahramanmaras, no sudeste da Turquia, nesta quinta-feira (16). O terremoto, que teve magnitude 7,8, matou mais de 42 mil pessoas nos dois países, sendo 36.187 na Turquia e 5.800 na Síria. Embora algumas pessoas tenham sido encontradas com vida na quarta-feira (15), os resgates se tornaram cada vez mais raros. As autoridades não divulgaram quantas pessoas ainda estão desaparecidas.

As imagens mostraram a jovem sendo carregada em uma maca para uma ambulância coberta com uma manta térmica dourada. A adolescente foi retirada dos escombros 248 horas após o terremoto, e as autoridades não divulgaram detalhes sobre seu estado de saúde.

Os familiares das vítimas que ainda estão desaparecidas aguardam notícias, e milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária depois de ficarem desabrigadas em temperaturas quase congelantes no inverno. Na Síria, onde o terremoto agravou uma crise humanitária causada por 12 anos de guerra, a maioria das mortes ocorreu no noroeste controlado pelos rebeldes. As equipes de resgate afirmam que ninguém foi encontrado vivo lá desde 9 de fevereiro, e o foco mudou para ajudar os sobreviventes.

A maior parte da infraestrutura de saneamento da região foi danificada ou inoperante, o que torna ainda mais difícil a tarefa das autoridades de saúde em garantir que as pessoas permaneçam livres de doenças. O esforço de ajuda no noroeste foi prejudicado pelo conflito, e muitas pessoas se sentem abandonadas enquanto a ajuda se dirige para outras partes da extensa zona de desastre.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou na quarta-feira estar particularmente preocupada com o bem-estar das pessoas no noroeste, onde cerca de 4 milhões de pessoas já dependiam de ajuda humanitária antes do terremoto. O número de tremores secundários na zona de desastre já ultrapassou 4.300 desde o início.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ancelotti anuncia 26 convocados para amistosos da seleção brasileira

    O técnico Carlo Ancelotti anunciou na tarde desta quarta-feira (9) [...]

  • Ação policial prende suspeito por tráfico de drogas durante ocorrência em Campo do Brito

    A Polícia Militar prendeu em flagrante, na manhã desta quarta-feira, [...]

  • Professor da Fanese lança livro sobre Processo Civil no Museu da Gente Sergipana nesta quinta-feira

    professor do curso de Direito da Fanese, Dalmo Bezerra, lançará, [...]

  • André Sotero é aposta da Federação Cidadania/PSDB para deputado federal

    O médico Dr. André Sotero anunciou sua candidatura a deputado [...]

  • “Eu já passei na pele”: Soneca se posiciona contra projeto que acaba com o trabalho de flanelinha em Aracaju

    Antes de conseguir uma cadeira na Câmara Municipal de Aracaju, [...]