O primeiro semestre do ano letivo 2022 da rede pública de ensino de Aracaju foi finalizado neste sábado, 30. No entanto, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) promoverá reforço pedagógico nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) durante o mês de agosto, nas férias escolares. Esta é uma estratégia de intervenção do Programa de Fortalecimento de Alfabetização para potencializar o processo de alfabetização dos alunos.
São 30 escolas polos que ofertarão reforço para seus estudantes e para os matriculados em outras unidades de ensino do mesmo bairro. Cerca de 2.124 alunos, do 2° ao 6º ano, participarão das aulas.

Como suporte pedagógico desta ação, a Semed entregou cadernos didáticos do Programa Educaju e orientou os gestores escolares acerca da metodologia recomendada.

“Foi enviado um vídeo para todos os professores, com diversas orientações sobre este trabalho, como o momento da acolhida, quando o aluno chega na escola, sobre como realizar as atividades em sala de aula e sobre os cadernos Relembrando, do Educaju. Também recomendamos que os docentes utilizem da ludicidade. O foco deste reforço é a leitura: os estudantes que participarão são os que estão precisando de maior atenção nesta área, sendo estes não leitores ou leitores de sílabas”, afirma a assessora da Coordenadoria de Ensino Fundamental do Departamento de Educação Básica (DEB), Jamilly Menezes.
Acolhimento e interação
A Emef Papa João Paulo II, do bairro Santa Maria, vem se preparando para receber os alunos nesse período, tornando as aulas de reforço dinâmicas e atrativas, com a utilização de músicas, jogos e outros métodos lúdicos para auxiliar no ensino.

A coordenadora pedagógica, Flávia Oliveira, conta que, além de seus estudantes, a unidade escolar receberá discentes da Emef Laonte Gama.

“Realizamos uma reunião de pais com 148 famílias, para conscientizá-los da importância do reforço e destacar que não se trata de punição ou recuperação, mas uma oportunidade de alcançar um melhor desempenho escolar. Tivemos 90% de adesão”, conta a coordenadora.
Ela explica que os alunos foram selecionados de acordo com o resultado da prova de leitura, com os estudantes que estão no processo inicial de formação de sílabas.

“São 12 turmas por turno, com apenas 10 crianças em cada uma. Além dos livros fornecidos pela Semed, com um material específico para o processo da alfabetização, também entregamos cadernos de orientação para os educadores. Para a acolhida, falamos aos professores para atenderem a todos com músicas e dinâmicas participativas”, explana Flávia.

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