A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado sabatina nesta terça-feira (23) o procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras. No posto desde setembro de 2019, ele foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para mais dois anos à frente do Ministério Público Federal.

Na última sexta-feira (20), o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), relator da indicação, apresentou parecer favorável à recondução de Aras. No documento de oito páginas, o emedebista destaca que o PGR “tem procurado reforçar o papel do Ministério Público na solução de conflitos, atuando de forma extraprocessual e preventiva, sem renunciar de fiscalização”.

Durante a sabatina, Augusto Aras deverá ser questionado, por exemplo, sobre como pretende conduzir as conclusões do relatório final da CPI da Pandemia do Senado. A comissão deve encerrar os trabalhos com a votação do relatório final do senador, Renan Calheiros (MDB-AL), em setembro.

Desde 2013, o Regimento Interno do Senado determina que todas as sabatinas sejam abertas à participação popular. Por isso, o presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (DEM- AP), deve fazer  perguntas ao sabatinado que podem ser enviadas por cidadãos à CCJ por meio do site do Senado.

Além da sabatina e da votação na CCJ, o nome de Aras também precisa ser submetido ao plenário do Senado, onde, para ser aprovado, terá que alcançar a aprovação da maioria simples, ou seja, 41 dos 81 senadores.

A votação é secreta. Se confirmado para um novo mandato, Augusto Aras ficará no cargo até 2023.

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Lula é reeleito presidente do Brasil

    Com mais de 98,2% das urnas apuradas, Lula obteve 51,75% [...]

  • Prévia da inflação oficial cai pela metade e fecha outubro em 0,32%

    Conta de luz e passagem de avião puxaram IPCA-15 para [...]

  • Prefeitura de Aracaju promove inclusão social com oficinas musicais nas Casas de Passagem

    Oficina foi ministrada pelo músico e educador Scurinho Zabumbada e [...]

  • Governo oferece atendimento sem agendamento para emissão de identidade para estudantes que farão o Enem

    Solicitações podem ser feitas em mais de 80 postos do [...]

  • Saúde: osteoporose pode evoluir sem sintomas e aumentar o risco de fraturas

    Segundo reumatologista da HU Brasil, alimentação equilibrada, atividade física e [...]