O relator, ministro Ricardo Lewandowski, ressaltou que o uso da ADPF impede a análise da questão.

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 813, em que o Partido Democrático Trabalhista (PDT) pretendia que a Corte determinasse ao governo federal a promoção de medidas para garantir o abastecimento de insumos necessários ao combate à Covid-19 em todo o país. Segundo o relator, a matéria pode ser questionada por outros meios jurídicos.

Lewandowski lembrou que a ADPF é utilizada para evitar ou reparar lesão a preceito fundamental por lei ou ato normativo do poder público. Para sua admissão, é necessário que não haja qualquer outro meio jurídico capaz de resolver o prejuízo causado pelo ato impugnado com eficácia ampla, irrestrita e imediata.

O ministro destacou que não se pode ampliar o alcance do instrumento, “sob pena de transformá-lo em sucedâneo ou substitutivo de recurso próprio, ajuizado diretamente perante o STF”.

No caso específico, Lewandowski reforçou que as mesmas providências demandadas pelo PDT na ação poderiam ser requisitadas por técnicas de tutela coletiva nas instâncias ordinárias, como, por exemplo, a instauração de ação civil pública. Essa possibilidade, segundo ele, é uma barreira intransponível ao conhecimento da ADPF, sob o risco de banalizar a jurisdição concentrada que a Constituição atribui ao Supremo.

O partido ajuizou a ação alegando problemas no estoque de oxigênio, analgésicos, bloqueadores musculares e outros medicamentos utilizados na intubação de pacientes em diversos estados e municípios. A inércia e a omissão da União, apontada pelo PDT por meio de matérias jornalísticas, violaria os preceitos constitucionais do direito à vida, à saúde e à existência digna.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Entidades criticam boicote a empresas por posição política

    A disseminação de listas que identificam empresas, comerciantes, profissionais liberais [...]

  • Sergipe registra 31.450 empresas abertas até setembro de 2026

    Sergipe ampliou o número de empresas abertas nos nove primeiros [...]

  • Câmara dos Deputados discute adoção do voto distrital misto nas eleições

    Modelo defendido pelo sistema associativista combina a eleição de representantes [...]

  • SMTT informa desvio temporário na Santa Gleide durante obra emergencial da Iguá a partir de terça-feira, 3

    Agentes de trânsito estarão no local durante a intervenção para [...]

  • Sergipe registrou recorde histórico na produção de milho em 2025

    A Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) divulgou, [...]