Mais de 500 militares e 3.200 estudantes da rede estadual, particular e
federal cruzaram a avenida em comemoração à Independência do Brasil
O tema do desfile cívico de 7 de setembro que o Governo de Sergipe estabeleceu foi a ‘Educação: Inclusão e Cidadania’ data em que se celebra os 189 anos da Independência do Brasil. A festa da Independência consolida o sentimento de amor à pátria e de respeito à nossa história. A nossa preocupação hoje é que o Brasil consolide sua independência, trabalhando cada vez mais para acabar com a miséria. afirmou Jackson Barreto.
A execução do Hino Nacional brasileiro contou com a participação do grupo de libras ‘Mãos que cantam’, composto por alunos da Escola Estadual 11 de Agosto. “Trouxemos o tema diversidade para despertar na população a necessidade de entendermos que todos nós somos iguais. Hoje, temos a inclusão na sala de aula. Alunos com deficiência estudando com alunos sem deficiência e temos professores capacitados, trabalhando juntamente com intérpretes para auxiliar o processo de aprendizagem.
Desfile
Os militares foram os primeiros a se apresentar. Entre as organizações militares que passaram pelo desfile estiveram o Comando de Destacamento da Parada de Estado Maior, a Força Expedicionária Brasileira, o Destacamento da Marinha do Brasil, o 28º Batalhão dos Caçadores, a 19ª CSM e o Destacamento da Força Aérea Brasileira. Desfilaram também a Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE), Corpo de Bombeiros de Sergipe, Guarda Municipal de Aracaju, Colégio Militar de Sergipe, Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil de Sergipe, o Destacamento Hipomóvel da Polícia Militar e a Associação Sergipana de Equoterapia.
Público
A Polícia Militar estima que 15 mil pessoas, ocuparam as calçadas da avenida Barão de Maruim para assistir ao desfile. Para Isaac de Jesus Santos, a parada de 7 de Setembro se traduz num passeio familiar. Ele acompanhou o desfile na companhia da mãe, esposa, irmão e filhos. “Na minha casa, o desfile é tradição. Vínhamos quando éramos pequenos e, hoje, faço o mesmo com meus filhos. T gente e o movimento dobra”, comemorou.