O Ministério da Educação (MEC) institui um programa para ampliar a oferta de cursos e de profissionais nas áreas de energias renováveis e eficiência energética. A Portaria nº 941/2020 foi publicada no Diário Oficial da União e traz as diretrizes do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Programa EnergIF).

Ele abrangerá as áreas de energia eólica; energia solar fotovoltaica; eficiência energética na indústria e nas edificações; biogás e biometano; biocombustíveis; e hidrogênio renovável e mobilidade elétrica. Um outro ato da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC deverá tratar sobre as modalidades de ensino, os tipos de curso e os tipos de oferta.

Entre as diretrizes do programa está a ampliação de infraestrutura para laboratórios e aquisição de usinas para geração de energia renovável e a formação profissional tecnológica nesse setor para ampliar a geração de empregos, preferencialmente com mão de obra local. O MEC quer ainda estimular, avaliar e difundir a implementação de iniciativas de eficiência energética, para assegurar maior direcionamento do gasto público e do uso dos recursos naturais.

O Programa EnergIF será voltado às instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que é constituída, principalmente, pelos institutos federais de educação. Também será permitido a parceria com demais instituições de ensino, públicas ou privadas.

 

Por Andreia Verdélio –Agência Brasil
Edição: Valéria Aguiar

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Com nova alta mundial do petróleo, governo mantém desconto na gasolina

    A nova alta dos preços do petróleo desta quinta-feira (9) [...]

  • Prefeitura de Aracaju reestrutura carreira ambiental e fortalece valorização dos servidores da Sema

    A Prefeitura de Aracaju promoveu, em 2026, uma reestruturação inédita [...]

  • Plataforma ‘Pode Falar’ oferece atendimento em saúde mental para pessoas de 13 a 24 anos

    Adolescentes e jovens de 13 a 24 anos podem receber [...]

  • CCJ da Câmara aprova fim da aposentadoria como punição para juízes

    A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) [...]

  • Convenção de Vendas da Cohab Premium reconhece resultados históricos e destaca desempenho da equipe

    A Cohab Premium realizou, na última sexta-feira, 3 de julho, [...]