Por Nathalie Fontes
Diversas pessoas possuem dúvidas sobre a diferença entre marketing e propaganda, principalmente em um pequeno negócio. Confiram as diferenças:
Marketing
O profissional ou setor de marketing é o responsável por traçar estratégias para atingir as metas da gestão do negócio. O especialista irá indicar o caminho para lançamento de produtos, pesquisa de mercado, avaliar a satisfação do cliente com o serviço ou produto oferecido. Hoje, o marketing vai além da criatividade, deve analisar dados e atingir os melhores resultados para uma marca.
Existem diversas áreas que o profissional poderá atuar: Marketing Estratégico, operacional, digital, endomarketing, relacionamento pós compra, esportivo, político, social, cultural, neuromarketing entre outros.
Envolva o profissional de marketing em reuniões estratégicas do seu negócio, escute as ideias e propostas para alcançar novos e melhores resultados.
Propaganda
Ela estará cara a cara com seu cliente. Irá explicar o que o seu negócio propõe, quais são os valores missão e princípios. A propaganda prepara o terreno para que o responsável pelo comercial realize a venda. A propaganda irá despertar o desejo do cliente em possuir determinado produto ou serviço, deixando claro seus diversos benefícios.
Marketing, propaganda, comercial precisam andar juntos. São um time! Um treina, o outro é o meio-atacante habilidoso que faz a jogada para o atacante (vendedor) fazer o gol (venda).
Invista constantemente em propaganda, não adianta realizar campanhas esporádicas. De que vale ficar o ano inteiro sem aparecer e colocar o rosto somente no Natal? Seja constante! Faça investimentos mensais, reserve uma verba. Valerá a pena para o crescimento do negócio. Não tenha dúvidas, você conseguirá resultados em médio e longo prazo, muitas vezes até em curto.
A (BOA) PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCI