A juíza Diana Vanderlei, da 5ª Vara Federal em Brasília, proibiu hoje (10) a retirada de radares de velocidade das rodovias federais de todo o país. A decisão foi motivada por um pedido liminar feito pelo senador Fabiano Contarato (REDE-ES), mas não é definitiva e cabe recurso. 

Na decisão, a juíza também determinou que seja realizada a renovação dos contratos do Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade por mais 60 dias. 

“A não renovação dos contratos para a manutenção dos medidores de velocidade foi realizada sem ao menos ser efetiva a implementação de novo modelo de gestão para a segurança nas rodovias federais”, afirmou a magistrada. 

Na semana passada, o Ministério da Infraestrutura informou que a instalação de novos sensores foi suspensa para que seja feita uma análise rigorosa do plano de instalação, que foi realizado no governo anterior.  

De acordo com a pasta, o atual contrato poderia chegar ao custo de R$ 1 bilhão em cinco anos. A análise também deverá priorizar a redução do uso do equipamento onde não é necessário a segurança viária, com possibilidade de uso de outros mecanismos de segurança. 

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Departamento de Terapia Ocupacional lança grupo de pesquisa

    O Departamento de Terapia Ocupacional do campus Lagarto lançou o [...]

  • Petrel volta ao palco do Teatro Tobias Barreto pela terceira vez para abrir espetáculo em homenagem à Legião Urbana

    O cantor, compositor, poeta e produtor sergipano Petrel será a [...]

  • Aracaju registra recorde no Ideb e alcança 1° lugar em crescimento entre as capitais do Nordeste

    Foi divulgado o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação [...]

  • Copa do Brasil pode reunir somente campeões nas quartas de final

    As quartas de final da Copa do Brasil deste ano [...]

  • Em nova redução, Copom baixa taxa Selic para 14% ao ano

    O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) [...]