Sergipe está há 22 anos sem registros da doença

A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) iniciou a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A campanha objetiva imunizar bovinos e bubalinos com idade de até 24 meses e manter, assim, a sanidade do rebanho em Sergipe.

Com 22 anos sem a presença da doença, Sergipe se destaca em manutenção do status como Área Livre de Febre Aftosa, garantindo, através da realização de diversas atividades, como vacinação obrigatória de bovinos e bubalinos, vigilância em propriedades rurais, georreferenciamento de fazendas, realização de inquéritos soroepidemiológicos, controle do trânsito, manutenção de sistema eficaz de vigilância epidemiológica, treinamento e capacitação do corpo técnico para atuação em emergências sanitárias, e estímulo à participação comunitária na defesa sanitária animal.

A doença

A febre aftosa é das doenças infecciosas mais contagiosas dos animais e acomete animais biungulados (de casco fendido) como: bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos. Ela é causada por vírus (família Picornaviridae, gênero Aphthovirus) que se dissipa pelo contato entre animais doentes e susceptíveis, e pode contaminar o solo, água, vestimentas, veículos, aparelhos e instalações, inclusive, pode o vírus pode ser transportado com o vento.

Os animais doentes apresentam feridas (bolhas, aftas) na boca, nas tetas e entre as unhas, assim como, salivam em excesso (babam), não comem, não bebem, andam com dificuldade (manqueira), se isolam dos outros animais e apresentam febre alta, podendo ter tremores.

Convocação de secretário da Fazenda não cumpre o que exige a Lei de Responsabilidade Fiscal

Dívida de entidades religiosas e igrejas chega a R$ 920 milhões

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Educação de Aracaju: alunos da rede municipal recebem óculos por meio do Projeto Visão Solidária

    Fruto da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação de [...]

  • Governo de Sergipe divulga programação completa da Salva Junina

    O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura [...]

  • INSS: agências dos Correios vão atender vítimas de fraudes

    A partir do próximo dia 30, agências dos Correios vão prestar atendimento a aposentados [...]

  • TRF5 mantém absolvição de investigados por supostas irregularidades no Hospital de Campanha de Aracaju

    Em sessão realizada nesta quinta-feira, 22 de maio, a Terceira [...]

  • Grandes atrações vão comandar o São João do VIDAM neste sábado na Fazenda Escurial

    Contagem regressiva para a melhor festa junina do Nordeste, é [...]