
Prefeita reagiu de forma contundente, destacando o caráter criminoso das declarações
A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, utilizou suas redes sociais no final de semana para repudiar com firmeza as declarações ofensivas feitas pelo ex-deputado estadual cassado Arthur do Val. Em vídeo divulgado na internet, o ex-parlamentar, que teve seu mandato cassado por quebra de decoro parlamentar após a divulgação de áudios com teor sexista sobre mulheres ucranianas, atacou a população de Aracaju com falas xenofóbicas e preconceituosas.
O conteúdo do vídeo revela ofensas direcionadas às pessoas que participavam do show do cantor Wesley Safadão que aconteceu no dia 28 de junho, no Forró Caju 2025 realizado na Praça Hilton Lopes, um dos mais tradicionais e importantes eventos da cultura nordestina. Arthur do Val desmerece o público presente com comentários depreciativos, promovendo discurso de ódio contra a população de Aracaju.
Diante da repercussão, Emília Corrêa reagiu de forma contundente, destacando o caráter criminoso das declarações e a necessidade de responsabilização legal do ex-deputado. “Eu estava trabalhando na rua, como sempre faço, e quando eu parei, me deparei com um vídeo revoltante. O autor, um deputado federal cassado de São Paulo, famoso pelas suas falas vergonhosas, aquele mesmo que teve a coragem de ofender as mulheres ucranianas em plena guerra, com a seguinte frase: ‘as mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres’, agora resolveu direcionar o preconceito dele para Aracaju”.
Em sua fala, a prefeita deixou claro que não aceitará ataques à população da capital. “Pode me criticar, pode criticar a gestão, mas ofender o povo de Aracaju, aí não. Então, aqui fica um recado. Tomarei as providências legais cabíveis, repudiando essa fala criminosa. Porque o que ele fez não foi crítica. Ele cometeu crime. E o crime de xenofobia tem que ser tratado como tal. É assim que a gente vai fazer”.
A prefeita ainda ressaltou o valor e a dignidade do povo aracajuano: “A nossa Aracaju é feita de gente trabalhadora, honesta, acolhedora. Assim como o Zé Peixe, Ilma Fontes, Maria Rita Soares, Luciano Cabral e milhares de cidadãos e cidadãs que constroem essa cidade com muito amor. Portanto, respeite a nossa gente. Respeite Aracaju. Esse é o recado. Enquanto eu for prefeita, isso não vai acontecer. Meu povo será defendido, protegido com todas as medidas que forem necessárias”.
Ricardo Marques
O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, se posicionou por meio das redes sociais e repudiou as falas possivelmente xenofóbicas de um ex-deputado que agrediu os aracajuanos de forma gratuita e sem fundamentos.
“Meu repúdio a falas deste ex-deputado famoso por se envolver em polêmicas e comentários infelizes. Agora de forma sem noção atinge o nosso povo que estava feliz se divertindo no nosso Forró Caju. Uma festa linda que reuniu gente de todo o Brasil e aqueceu a nossa economia. Aceitamos críticas políticas, mas ofensas ao nosso povo, jamais. Lembro que xenofobia é crime e está enquadrado na Lei do Racismo”.
Ricardo Marques se solidarizou com os aracajuanos e todos que gostam de festejos juninos e disse que irá registrar notícia de fato junto ao MPF para que adote as providências judiciais cabíveis.
“Nosso povo é trabalhador e honrado, contribui com o fortalecimento do Nordeste, do Brasil e enche a gente de orgulho. Aqui é território livre e rico em cultura, tradição, educação e respeito”, finaliza o vice-prefeito.
FAMES se posiciona
Através de uma Nota de Repúdio publicada em suas redes sociais, a Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES) manifestou repúdio às declarações proferidas pelo ex-deputado estadual Arthur do Val, que difama e desrespeita a população aracajuana. Em um vídeo postado em suas redes sociais, ele ofende as pessoas que estavam em um show de Wesley Safadão, com teor xenofóbico, ofensivo e racista.
Segundo a nota, um comportamento inaceitável e que demonstra um total desprezo pela dignidade e pela cultura do povo sergipano. As ofensas também foram dirigidas à prefeita Emília Corrêa e ao deputado federal Thiago de Joaldo.
De acordo com a FAMES, os shows e eventos, como o mencionado, “são expressões legítimas da cultura junina, proporcionando momentos de entretenimento e confraternização para milhares de pessoas. O direito ao lazer e à participação em manifestações culturais é fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos, e qualquer tentativa de desqualificá-lo ou ridicularizá-lo é um ataque direto à democracia e aos valores sociais”.
Finaliza a nota afirmando que a Federação reitera seu compromisso com a defesa da cultura local, do direito ao lazer e do respeito à diversidade. “Repudiamos qualquer forma de preconceito e nos solidarizamos com a população de Aracaju, que foi injustamente atacada. Exigimos que o ex-deputado Arthur do Val se retrate publicamente pelas suas declarações infelizes”, afirma a entidade, que é presidida pela ex-prefeita de Capela, Silvany Mamlak.
Por Habacuque Villacorte da equipe CinformOnline.