Levantamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) aponta que o fim de agosto apresenta uma condição confortável de segurança hídrica nos reservatórios de Sergipe. Os seis maiores reservatórios (Jacarecica I, Jacarecica II, Gov. João Alves Filho, Sind. Jaime Umbelino, Dionísio Machado e Jabiberi) estão na cota máxima do volume útil, representando um volume equivalente a 80 milhões de metros cúbicos.

O diretor de Recursos Hídricos da Semac, Ailton Rocha, explica que, de acordo com o Boletim Climático Sazonal para o trimestre set/out/nov/2024, em Sergipe haverá maior probabilidade de ocorrências de totais pluviométricos entre as categorias normal e abaixo da faixa normal climatológica. Os modelos de previsão climática sazonal continuam sinalizando para um evento de La Niña no decorrer do trimestre.

Mesmo com o nível hídrico confortável neste mês, Ailton Rocha alerta para o cuidado preventivo contínuo com os recursos naturais. “É preciso evitar o desperdício, racionalizando o uso da água, assim como recuperar áreas degradadas, principalmente as de recarga dos nossos aquíferos. Não desmate. Em regiões tropicais e semiáridas como a nossa, a cobertura vegetal é uma importante produtora de água. Faça o manejo adequado do solo e da água, com práticas conservacionistas. Não polua os corpos d’água para não comprometer o seu consumo”, orienta o gestor, destacando a importância da preservação dos ecossistemas, que são extremamente importantes para a manutenção da biodiversidade e para o enfrentamento das mudanças climáticas.

 

 

Fonte: SECOM -SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura divulga 4º LIRAa de 2026 com redução no índice de infestação do Aedes aegypti

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • Democracia está nas mãos do povo, não em palácios, diz Cármen Lúcia

    “Está em nossas mãos a democracia, não está nos palácios, [...]

  • Petróleo: Brasil distribuiu R$ 36,5 bilhões em royalties no primeiro semestre de 2026

    O Brasil distribuiu R$ 36,5 bilhões em royalties de petróleo [...]

  • Prefeitura entrega novo Centro de Atendimento ao Turista na Orla de Atalaia

    Quem visita Aracaju agora conta com um novo Centro de [...]

  • Publicada portaria que regulamenta a equalização de juros do Plano Safra 2026/2027

    Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (23) [...]