A osteoporose é um problema de saúde pública mundial

No mês de outubro comemora-se o Dia Mundial da Osteoporose, doença que causa enfraquecimento dos ossos. Diminuindo a qualidade de vida do paciente que perde de forma progressiva a capacidade de renovação das células presentes nos ossos, tomando-os frágeis e suscetíveis a lesões.

Como muitas outras doenças a osteoporose deve ser prevenida desde cedo, através de atividades físicas, ingestão de cálcio e a vitamina D. Porém o cálcio que é responsável pela resistência da estrutura óssea precisa da vitamina D para ser absorvido com excelência pelo intestino.

A vitamina D pode ser encontrada em alimentos de origem animal como carnes, peixes, frutos do mar e nos cogumelos, mas a principal fonte da sua produção depende da exposição solar.

Para o corpo produzir a quantidade de vitamina D é necessário tomar banho de sol por 10 minutos por dia com os braços e pernas expostos, sem protetor solar, para aqueles que tem pele negra o tempo deve ser um pouco maior devido a difícil produção devido a tonalidade da pele.

Além de auxiliar o intestino na produção de cálcio a vitamina D também participa do controle das contrações do músculo cardíaco auxiliando no bombeamento do sangue pelo corpo.

Na constatação da falta de vitamina D, por meio de exame de sangue, é recomendado o uso de capsulas ou em gotas com suplementos com a vitamina D sintética.

Veja as manchetes do Cinform Digital com a repórter Thayná Ferreira

Emprego & Oportunidade. Vagas para Aracaju

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • RAFAELA DE HILDA “Meu foco está em apresentar propostas sólidas e soluções para os desafios”

    Pré-candidata diz que Lagarto é a cidade do Interior que [...]

  • Bombril adere ao Pacto Global da ONU – Rede Brasil

    A Bombril acaba de ingressar no Pacto Global da ONU [...]

  • Agricultura brasileira ultrapassa R$ 1,14 trilhão no Valor Bruto da Produção

    O mês de março registrou elevação no Valor Bruto da [...]

  • SETENTA E OITO JOVENS DO PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO INICIARÃO AS ATIVIDADES PRÁTICAS NAS REDES DA CENCOSUD BRASIL EM ARACAJU

    Cerimônia de boas-vindas acontecerá no auditório da loja GBarbosa Jardins [...]

  • Deso recebe certificado de reconhecimento internacional por utilização de fontes de energia renovável

    A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) tem executado diversas [...]