Para quem está em busca de um lazer divertido e memorável nas férias de julho, período das férias escolares, a Vila do Forró, na Orla da Atalaia, em Aracaju, é o lugar ideal. O espaço temático é um convite à imersão na tradição nordestina, em um ambiente que agrega cenografia junina, gastronomia típica da época, artesanato e música. O ambiente festivo e acolhedor é voltado para todas as idades, tornando-se uma atração imperdível para quem deseja vivenciar o melhor da cultura popular nordestina dos festejos juninos. A Vila do Forró continua em funcionamento até o dia 31 deste mês.
Com estrutura montada à beira-mar, o evento tem noites animadas com apresentações de quadrilhas juninas, trios de forró pé-de-serra e bandas de forró no Barracão da Sergipe e no Coreto da Eneva. Além disso, há uma diversidade de comidas típicas comercializadas nas barracas da Economia Solidária e também nos bares decorados como casinhas do interior, proporcionando uma viagem pelos sabores do Nordeste. E mais: lá, famílias encontram um ambiente divertido e seguro com atrações para as crianças, a exemplo do parque de diversões também montado no espaço.
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, conceitua a Vila do Forró como um ponto que celebra a identidade nordestina, promove o turismo e valoriza a cultura local. “É gratificante ver a Vila do Forró movimentada todos os dias, com visitantes de várias partes do Brasil, que vêm vivenciar a hospitalidade e a alegria do povo sergipano. Afinal, a experiência na vila é um mergulho na cultura local, que deixa lembranças marcantes e um desejo de voltar. Com certeza, o governador Fábio Mitidieri acertou ao manter a estrutura montada por mais um mês para as pessoas que desejam aproveitar as férias de julho passearem na vila”, disse.
Férias divertidas
O casal Rivanilton Tavares e Rafaela da Mota, pais de Layla, 7 anos, e Eva, 2, vieram de Nossa Senhora do Socorro para proporcionar lazer para as pequenas. Rivanilton destacou que as férias de julho são uma oportunidade perfeita para as crianças criarem memórias inesquecíveis com a família. Por isso, incluíram na programação de férias escolares o passeio no parque de diversões da Vila do Forró por considerar uma opção que combina diversão e tradição. “Aqui é um ambiente seguro, familiar, onde o entretenimento e a alegria estão garantidos para toda a família. Além disso, é um programa diferente para nós, pais, sairmos da rotina de trabalho e darmos um lazer para nossas filhas”, ressaltou.
Cativada pela atmosfera festiva das férias do mês de julho, a estudante de Medicina Flávia Ventura reuniu a turma dela e também foi se divertir no parque de diversões da Vila do Forró. Inclusive, entre as amigas, ela convidou duas que são turistas: Fernanda, da Bahia, e Sofia, do Rio Janeiro, para aproveitarem a folia no parque. “É muito legal aproveitar as férias com a turma, e num parque de diversões é melhor ainda. Gostei muito da Vila do Forró ficar montada também neste mês de julho e ter esse parque, que é o lugar ideal para vir com a turma”, frisou.
Tanto pela decoração colorida, que cria um ambiente onde as pessoas se sentem em um verdadeiro arraial, quanto pelas atrações variadas, a Vila do Forró garante entretenimento e alegria para os visitantes. As cariocas Alice Junqueira e Mariana Oliveira, que vieram a Sergipe a trabalho, não hesitaram em conhecer o local. No caso de Alice, é a segunda vez que visita Aracaju. Ela disse que, já na visita anterior, ficou encantada pelo estado, pois, também, conheceu alguns municípios próximos.
Como a primeira impressão é a que fica, Alice Junqueira confessa que se rendeu de pronto ao charme e ao acolhimento da capital sergipana. Por ser a primeira vez que vem a Sergipe na época de festas juninas, revela que já está fazendo planos de voltar em breve. “Estava comentando aqui com a minha amiga de retornar num próximo final de semana, ver uma passagem para vir curtir o Cânion de Xingó, em Canindé de São Francisco. A alegria e a simpatia do povo sergipano contagiam e, assim, dão alegria de estar viva. É muito bom estar aqui”, destacou.
Fonte: Agência Estado – SE