A Vila da Páscoa, evento realizado pelo Governo de Sergipe na Orla de Atalaia, em Aracaju, ganha vida em março com muita luz e decoração temática, encantando visitantes de todas as idades. Para garantir a segurança alimentar durante o evento, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Sanitária Estadual, intensificou a fiscalização. Além de monitorar o armazenamento e a comercialização de alimentos, a equipe também oferece orientações sobre os cuidados necessários para prevenir intoxicações alimentares.

Lavar as mãos com água e sabão antes e após manusear alimentos e manter alimentos perecíveis em temperaturas adequadas, são algumas medidas simples que podem ser adotadas para prevenir intoxicações alimentares. “Apesar do trabalho das equipes, a população precisa ficar atenta aos alimentos que são consumidos. É importante não ingerir alimentos com alterações de odor, cor ou sabor, e lembrar que alimentos prontos não devem ser mantidos em temperatura ambiente por mais de uma hora, e não guardar para comer no outro dia”, explica a fiscal de alimentos, Michelli Rios.

As intoxicações alimentares podem causar sérios problemas de saúde, especialmente em crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido. Outro alerta é para o consumo exagerado de chocolates, que pode resultar em diversas complicações. Embora o chocolate em si não seja tóxico, o excesso pode causar dor de estômago, diarreia e náuseas, além disso pessoas podem ser alérgicas a ingredientes presentes nos chocolates, como nozes ou leite.

“A dica é aproveitar os chocolates, mas sempre em porções controladas; verificar a composição dos produtos, especialmente para identificar alérgenos; beber bastante água para ajudar na digestão e evitar desconfortos; e claro, complementar o consumo, com frutas e alimentos saudáveis”, pontua Michelli.

A frentista Renata Lima, 25 anos, aprovou as inspeções e orientações da Vigilância Sanitária Estadual na Vila da Páscoa. “Está tudo muito bem organizado, não tenho reclamações. Esta é a minha primeira vez aqui e a organização dos alimentos me impressionou. Com certeza, tudo está em ordem”, considera Renata.

A doméstica Edeuza Santos, 64 anos, foi aproveitar a Vila com a filha e os netos. “Estou achando a Vila da Páscoa muito bonita, aconchegante e linda. Estou aqui com minha família e realmente é importante esse cuidado da Vigilância para garantir a segurança e a qualidade dos alimentos”, afirma Edeuza.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Médico da Rede Primavera participa em Portugal de curso sobre técnica que reduz risco de AVC em pacientes com fibrilação atrial

    O coordenador do setor de Hemodinâmica da Rede Primavera, Dr. [...]

  • Polícia Federal deflagra duas operações contra exploração sexual infantojuvenil

    A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (7/7), as operações Comércio [...]

  • UFS leva práticas integrativas de saúde para Conferência Nacional dos ODS

    A Clínica Escola de Saúde Integrativa da Universidade Federal de [...]

  • Aracaju se destaca no Brasil com liderança na geração de empregos em diversos setores da economia

    Aracaju segue fortalecendo sua economia e conquistando reconhecimento nacional na [...]

  • Inscrições para Prouni 2026 do 2º semestre estão abertas

    Os interessados em uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade [...]