A Vila da Páscoa, evento realizado pelo Governo de Sergipe na Orla de Atalaia, em Aracaju, ganha vida em março com muita luz e decoração temática, encantando visitantes de todas as idades. Para garantir a segurança alimentar durante o evento, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Sanitária Estadual, intensificou a fiscalização. Além de monitorar o armazenamento e a comercialização de alimentos, a equipe também oferece orientações sobre os cuidados necessários para prevenir intoxicações alimentares.

Lavar as mãos com água e sabão antes e após manusear alimentos e manter alimentos perecíveis em temperaturas adequadas, são algumas medidas simples que podem ser adotadas para prevenir intoxicações alimentares. “Apesar do trabalho das equipes, a população precisa ficar atenta aos alimentos que são consumidos. É importante não ingerir alimentos com alterações de odor, cor ou sabor, e lembrar que alimentos prontos não devem ser mantidos em temperatura ambiente por mais de uma hora, e não guardar para comer no outro dia”, explica a fiscal de alimentos, Michelli Rios.

As intoxicações alimentares podem causar sérios problemas de saúde, especialmente em crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido. Outro alerta é para o consumo exagerado de chocolates, que pode resultar em diversas complicações. Embora o chocolate em si não seja tóxico, o excesso pode causar dor de estômago, diarreia e náuseas, além disso pessoas podem ser alérgicas a ingredientes presentes nos chocolates, como nozes ou leite.

“A dica é aproveitar os chocolates, mas sempre em porções controladas; verificar a composição dos produtos, especialmente para identificar alérgenos; beber bastante água para ajudar na digestão e evitar desconfortos; e claro, complementar o consumo, com frutas e alimentos saudáveis”, pontua Michelli.

A frentista Renata Lima, 25 anos, aprovou as inspeções e orientações da Vigilância Sanitária Estadual na Vila da Páscoa. “Está tudo muito bem organizado, não tenho reclamações. Esta é a minha primeira vez aqui e a organização dos alimentos me impressionou. Com certeza, tudo está em ordem”, considera Renata.

A doméstica Edeuza Santos, 64 anos, foi aproveitar a Vila com a filha e os netos. “Estou achando a Vila da Páscoa muito bonita, aconchegante e linda. Estou aqui com minha família e realmente é importante esse cuidado da Vigilância para garantir a segurança e a qualidade dos alimentos”, afirma Edeuza.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Padroeira de Aracaju, Nossa Senhora da Conceição inspira católicos e povos de terreiro na fé

    A celebração em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira [...]

  • Uma Mulher com Asas de Palha – RESENHA DO ROMANCE OS ESPINHOS DA FLOR, DE ANTONIO SARACURA

    Naquele que o próprio autor anuncia como sendo seu último [...]

  • Inscrições do concurso para professor da rede estadual de Sergipe se encerram nesta segunda-feira, 8

    Encerra-se às 18h desta segunda-feira, 8, o prazo para de [...]

  • E agora Rogério Carvalho e Edvaldo Nogueira? Serão oposição ou “laranjas”?

    Este colunista não vai dar muitas voltas para entrar no [...]

  • FÁBIO MITIDIERI – “Este é o grupo com o qual caminharei na eleição de 2026”

    Governador diz que Sergipe “é a cola” que une os [...]