A Vila da Páscoa, evento realizado pelo Governo de Sergipe na Orla de Atalaia, em Aracaju, ganha vida em março com muita luz e decoração temática, encantando visitantes de todas as idades. Para garantir a segurança alimentar durante o evento, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Sanitária Estadual, intensificou a fiscalização. Além de monitorar o armazenamento e a comercialização de alimentos, a equipe também oferece orientações sobre os cuidados necessários para prevenir intoxicações alimentares.

Lavar as mãos com água e sabão antes e após manusear alimentos e manter alimentos perecíveis em temperaturas adequadas, são algumas medidas simples que podem ser adotadas para prevenir intoxicações alimentares. “Apesar do trabalho das equipes, a população precisa ficar atenta aos alimentos que são consumidos. É importante não ingerir alimentos com alterações de odor, cor ou sabor, e lembrar que alimentos prontos não devem ser mantidos em temperatura ambiente por mais de uma hora, e não guardar para comer no outro dia”, explica a fiscal de alimentos, Michelli Rios.

As intoxicações alimentares podem causar sérios problemas de saúde, especialmente em crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido. Outro alerta é para o consumo exagerado de chocolates, que pode resultar em diversas complicações. Embora o chocolate em si não seja tóxico, o excesso pode causar dor de estômago, diarreia e náuseas, além disso pessoas podem ser alérgicas a ingredientes presentes nos chocolates, como nozes ou leite.

“A dica é aproveitar os chocolates, mas sempre em porções controladas; verificar a composição dos produtos, especialmente para identificar alérgenos; beber bastante água para ajudar na digestão e evitar desconfortos; e claro, complementar o consumo, com frutas e alimentos saudáveis”, pontua Michelli.

A frentista Renata Lima, 25 anos, aprovou as inspeções e orientações da Vigilância Sanitária Estadual na Vila da Páscoa. “Está tudo muito bem organizado, não tenho reclamações. Esta é a minha primeira vez aqui e a organização dos alimentos me impressionou. Com certeza, tudo está em ordem”, considera Renata.

A doméstica Edeuza Santos, 64 anos, foi aproveitar a Vila com a filha e os netos. “Estou achando a Vila da Páscoa muito bonita, aconchegante e linda. Estou aqui com minha família e realmente é importante esse cuidado da Vigilância para garantir a segurança e a qualidade dos alimentos”, afirma Edeuza.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Polícia Militar prende homens por porte ilegal de arma de fogo em Propriá

    Na noite desse domingo, 18, policiais do 2º Batalhão de [...]

  • Radioterapia integra tratamento do câncer de mama

    O Brasil deve registrar 78.610 novos casos de câncer de [...]

  • Com quase metade dos 16 mil atletas vindos de outros estados, Maratona de Aracaju movimenta a economia local

    A contagem regressiva para a Maratona de Aracaju 2026 já [...]

  • Instituto é condenado por assédio eleitoral e intimidação em UPA de Nossa Senhora do Socorro

    Cerca de 150 funcionários foram afetados por coação e ameaças [...]

  • Instituto é condenado por assédio eleitoral e intimidação em Nossa Senhora do Socorro

    A Justiça do Trabalho condenou o Instituto de Estudos e [...]