Amante da causa animal, o vereador Alexandro Nascimento (PSB) teve a ideia de criar um protótipo de um comedor para os animais abandonados na cidade. Feito com canos de PVC, o comedouro e o bebedouro ficam em pontos diversos de Capela, para aqueles animais que, segundo o vereador, não têm onde ficar.

Alexandro conta que antes de assumir o cargo de vereador da cidade já realizava ações em relação à causa animal, distribuindo comida aos abandonados, resgatando alguns e colocando para adoção.

“A ideia surgiu de uma pesquisa na internet, na qual eu acabei vendo alguns comedouros na Europa e em outros lugares do Brasil, e busquei formas de fazer um comedouro que tivesse um valor acessível e pudesse servir de exemplo para comunidade e pessoas que gostam de animais”, conta.

MÃOS À OBRA

Com ajuda de um carpinteiro, Alexandro criou um modelo de comedouro. E ao divulgar a iniciativa, teve uma surpresa. “A partir do momento que eu divulguei na internet, para minha alegria, recebi diversos pedidos da população solicitando comedouros. A ideia inicial era que eu mesmo abastecesse os pontos, mas várias pessoas se ofereceram para fazer o abastecimento. Então eu comecei a fabricar, do meu próprio bolso, e comecei a doar”, explica.

Hoje são 20 comedouros instalados na cidade, com mais dez que já estão fabricados e estão para ser entregues. “A nossa ideia é distribuir no município de Capela em torno de 50 comedouros”, destaca.

Alexandro ainda conta que municípios próximos a Capela também começaram a demonstrar interesse em possuir os comedouros. A primeira cidade fora de Capela a receber será Nossa Senhora das Dores. Segundo o vereador, cada comedouro tem o seu cuidador, para evitar atitudes maldosas de alguém que pode colocar veneno para os animais ou degradar o equipamento.

Em casa

Jizelia Marques foi uma das moradoras da cidade de Capela que optaram por ter um comedouro na porta de sua casa e conta que, ao ver a ideia do vereador, resolveu ajudar os animais de rua.

“Toda vida eu gostei e sempre criei animais e nunca tinha ajudado. Eu acho muito triste ver os animais na rua, passando necessidade. E como moro em frente a uma praça, sempre via os cachorros rasgando lixo para se alimentar. Então solicitei ao vereador um comedouro para colocar aqui na frente”, finaliza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • FMI eleva para 3% projeção de crescimento do PIB do Brasil em 2024

    O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou, de 2,1% para 3%, [...]

  • Acidente doméstico: 1 em cada 3 idosos sofre uma queda por ano, estima Into

    O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) estima que [...]

  • Coral Canarinhos de Sergipe abre programação da Vila da Criança desta quarta-feira, 23

    Mais um dia de Vila da Criança, nesta quarta-feira, 23, [...]

  • NAT divulga 38 vagas de trabalho nesta quarta-feira

    A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), [...]

  • Audiência pública apresenta Estudo de Impacto Ambiental para obras do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo

    Em uma audiência pública realizada nesta terça-feira, 22, no auditório [...]