Estação vai até o dia 20 de março de 2023

Começa precisamente às 18h48 desta quarta-feira (21) o verão no hemisfério sul, estação que só terminará no dia 20 de março de 2023. No Brasil, o período é caracterizado pelo aumento da temperatura em todas suas regiões, com dias mais longos do que as noites; e pelas mudanças rápidas das condições de tempo, favorecendo chuvas fortes, descargas elétricas e, dependendo da localidade, granizos e ventos com intensidade entre moderada e forte.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas tendem a ser mais frequentes em quase todo o país. A exceção é o extremo sul do Rio Grande do Sul, o nordeste de Roraima e o leste do Nordeste, “onde geralmente os totais de chuvas são inferiores a 400 milímetros (mm)”.

“Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas, na estação, são ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, enquanto que no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical é o principal sistema responsável pela ocorrência de chuvas”, detalha o Inmet.

Segundo o órgão, os maiores volumes médio de chuva costumam ser observados nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde a incidência fica na faixa entre 700 e 1100 mm.

“Devido às suas características climáticas, com grandes volumes de chuva, o verão no Brasil tem muita importância para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia (por meio das hidrelétricas) e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios”, acrescenta o instituto.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos

    A produção de grãos no Brasil bateu, novamente, recorde, atingindo a [...]

  • Influenciador digital Carlos Maynard realiza mais uma campanha de doação de sangue

    O influenciador digital Carlos Maynard (Pokas) promoveu, nesta semana, mais [...]

  • Torugo Teles vai lançar Canal do Youtube nesta sexta-feira

    O cantor e compositor Torugo Teles lançará em seu canal [...]

  • Presidente da Rede Primavera participa do ‘Almoço com Negócios’ da Acese

    A Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) realizou no [...]

  • Imóveis Comerciais para a Área da Saúde: O Espaço Perfeito para Consultórios e Clínicas

    Está procurando o espaço ideal para abrir ou ampliar o [...]