A população da Venezuela começou a usar moedas virtuais para pagar por alimentos e outros itens de necessidade, enquanto a turbulência política empurra a nação para uma crise mais profunda.

A hiperinflação assola a economia, em meio ao conflito em andamento entre o presidente, Nicolás Maduro, e o líder oposicionista Juan Guaidó, com apoio americano. A escassez de alimentos e de remédios continua a provocar o aumento descontrolado dos preços. Segundo a oposição, a inflação venezuelana atingiu a taxa anualizada de 2,29 milhões em fevereiro.

O uso dos principais cartões de crédito foi limitado e um crescente número de lojas está aceitando apenas a moeda americana. Especialistas afirmam que as circunstâncias provocaram o uso de criptomoedas pela população.

O grupo de um setor industrial declarou que o dinheiro digital, ou moeda virtual, está sendo usado em mais de 2.500 estabelecimentos na Venezuela, incluindo restaurantes e supermercados. O grupo afirma que o número de lojas aceitando criptomoedas deve triplicar para 7.500 até o final do ano. A previsão é que o número de usuários chegue a cerca de 10 mil pessoas.

*Com informações da Deutsche Welle (agência pública da Alemanha)

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Vacinas contra covid-19 serão atualizadas contra novas variantes

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou um conjunto [...]

  • Prefeita Emília lança Bolsa Aju e sanciona lei que corrige distorção salarial do magistério

    A prefeita Emília Corrêa sancionou, nesta quinta-feira (9), na Escola [...]

  • Mutirões de perícia médica oferecem 17,8 mil vagas neste fim de semana

    A Perícia Médica Federal realiza, nos próximos dias 11 e [...]

  • InfoGripe: casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave começam a cair após cinco meses de alta no Brasil

    Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) apresentam início [...]

  • Agabas e Pokas trocam os estádios pela lendária Rota 66 em nova aventura nos Estados Unidos

    Depois de iniciarem a cobertura da Copa do Mundo de [...]