A população da Venezuela começou a usar moedas virtuais para pagar por alimentos e outros itens de necessidade, enquanto a turbulência política empurra a nação para uma crise mais profunda.

A hiperinflação assola a economia, em meio ao conflito em andamento entre o presidente, Nicolás Maduro, e o líder oposicionista Juan Guaidó, com apoio americano. A escassez de alimentos e de remédios continua a provocar o aumento descontrolado dos preços. Segundo a oposição, a inflação venezuelana atingiu a taxa anualizada de 2,29 milhões em fevereiro.

O uso dos principais cartões de crédito foi limitado e um crescente número de lojas está aceitando apenas a moeda americana. Especialistas afirmam que as circunstâncias provocaram o uso de criptomoedas pela população.

O grupo de um setor industrial declarou que o dinheiro digital, ou moeda virtual, está sendo usado em mais de 2.500 estabelecimentos na Venezuela, incluindo restaurantes e supermercados. O grupo afirma que o número de lojas aceitando criptomoedas deve triplicar para 7.500 até o final do ano. A previsão é que o número de usuários chegue a cerca de 10 mil pessoas.

*Com informações da Deutsche Welle (agência pública da Alemanha)

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo de Sergipe entrega primeira obra do Viva-SE com revitalização do Mirante de Santo Antônio em Aracaju

    Equipamento recebeu investimento de R$ 2,14 milhões e reúne monumento [...]

  • Prefeitura de Aracaju reorganiza linhas de ônibus para otimizar operação do transporte coletivo

    A redistribuição das linhas levou em consideração, entre outros critérios, [...]

  • Petrobras anuncia 3ª descoberta de petróleo em poço na Foz do Amazonas

    A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (29) a terceira descoberta de petróleo [...]

  • Audiência discute irregularidades no Hospital Universitário de Lagarto

    No MPT-SE, Sindicato relatou adoecimento mental dos trabalhadores por sobrecarga [...]

  • Após 22º feminicídio este ano, Kitty Lima reforça importância de mecanismos de prevenção e de acolhimento as vítimas

    A deputada Estadual reeleita, Kitty Lima (PSB), usou a tribuna [...]