Está circulando intensamente nas redes sociais, especialmente via whatsapp, um áudio de suposto grampo do ex-presidente Lula que teria vazado na internet, em que a liderança petista, em tom de desabafo e utilizando-se do escabroso vernáculo que lhe é peculiar, se queixa da delação premiada de Antônio Palocci e reclama, ao também dirigente do PT Rui Falcão, que algo deveria ter sido feito pelos seus companheiros para eliminar o ex-Ministro da Fazenda e evitar sua colaboração com as autoridades.

No áudio, que teria sido captado no momento em que Lula tomava conhecimento pela televisão das denúncias de Palocci contra ele, o ex-presidente aparenta extremo descontrole e fúria, ameaçando e desferindo impropérios contra todos aqueles que, na sua opinião, estariam contribuindo para incriminá-lo e destruir sua imagem.

Ao fundo ouve-se o noticiário de televisão acerca do depoimento de Palocci enquanto um suposto Lula, muito irritado, demonstra toda sua ira e nervosismo entre xingamentos e ameaças.

Em se tratando de um grampo verdadeiro, a gravação não é telefônica, mas ambiental, em que a voz de Lula é captada sozinha (junto com o áudio de noticiário televisivo) hipoteticamente conversando com Rui Falcão, numa suposta interlocução que não se consegue comprovar apenas ouvindo o áudio e que, por isso mesmo, tem sido distribuída com a mensagem de que se trataria de diálogo vazado  entre Lula e Rui Falcão.

No entanto vale ressaltar que tem sido muito fácil a imitadores profissionais e até amadores emular a voz do ex-presidente e divulgar com relativa constância material inverídico, em áudio e até vídeo fraudulento, explorando de forma negativa a imagem do ex-presidente.

A fraude contra Lula

No presente caso trata-se de informação falsa (Fake News) disseminada pela internet. A voz não é de Lula. Foi uma voz alterada com recursos do App para Android The Voice Changer, o que se descobre depois de se examinar melhor o áudio com ferramentas apropriadas. Logo aparece a URL (endereço eletrônico) do programa que gerou a alteração no áudio original e da página da Appstore do GooglePlay, apontando para o programa que criou o arquivo.

Pesa ainda contra a autenticidade da gravação o fato dela ser muito esclarecedora, quase didática, como se fosse uma espécie de roteiro pré-fabricado, em que Lula, mesmo monologando, contextualiza os fatos detalhadamente, faz perguntas um tanto quanto óbvias e ainda oferece as respostas quase que teatralmente e de modo pedagógico, mesmo em meio a uma suposta e violenta alteração emocional, o que dificilmente seria possível ocorrer em conversa informal verdadeira e sob elevada pressão psicológica.

Um diálogo real entre dois amigos mais do que cientes do contexto dos acontecimentos possivelmente deixaria de fora informações fundamentais à compreensão dos fatos por pessoas alheias à conversação, já que o conhecimento prévio do assunto pelos interlocutores naturalmente provocaria lacunas na transmissão da informação detalhada, que impediriam o entendimento completo do tema por parte de terceiros.

É mais uma notícia falsa ( fake news ) contra Lula produzida com a deliberada intenção de prejudicar ainda mais a imagem do ex-presidente.

Clique no link abaixo, ouça o teor da gravação (Aguarde um pouco):

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded. For more details, please see our Privacy Policy.
I Accept

Leia mais notícias:

Em Sergipe, Lula xinga e humilha assessor na caravana pelo Nordeste

Lula vaiado em Shopping Center de Natal (RN) na caravana
pelo Nordeste? CINFORM detona mais um fake news

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Bombril adere ao Pacto Global da ONU – Rede Brasil

    A Bombril acaba de ingressar no Pacto Global da ONU [...]

  • Agricultura brasileira ultrapassa R$ 1,14 trilhão no Valor Bruto da Produção

    O mês de março registrou elevação no Valor Bruto da [...]

  • SETENTA E OITO JOVENS DO PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO INICIARÃO AS ATIVIDADES PRÁTICAS NAS REDES DA CENCOSUD BRASIL EM ARACAJU

    Cerimônia de boas-vindas acontecerá no auditório da loja GBarbosa Jardins [...]

  • Deso recebe certificado de reconhecimento internacional por utilização de fontes de energia renovável

    A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) tem executado diversas [...]

  • “A Prefeitura de Itabaiana perdeu quase R$ 4 milhões porque não cumpriu o dever dever de casa”, afirmou Alessandro Vieira

    Durante entrevista ao radialista Paulo Pereira, o senador Alessandro Vieira [...]