
Prefeito lembra que incentivou a candidatura de André Moura ao Senado em 2018
Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line
A reportagem do Cinform On Line conversou com o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), que mesmo com impedimentos jurídicos, continua bem cotado para disputar o governo do Estado em 2026. Na oportunidade Valmir não polemiza, mas esclarece que não tem conversado sobre política com o senador Rogério Carvalho (PT) e se colocou à disposição da prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL) e do governador Fábio Mitidieri (PSD), naquilo que for importante para Itabaiana. Ele também desmente os rumores entre ele e o ex-prefeito e hoje secretário Adaílton Sousa (PL) e surpreende dizendo que não vê o ex-deputado André Moura como um adversário ou aliado, mas como amigo. Confira a seguir esta entrevista exclusiva:
CINFORM ON LINE: Iniciando a entrevista, onde está a verdade: Valmir de Francisquinho tem ou não tem conversado sobre eleições com o senador Rogério Carvalho?
VALMIR DE FRANCISQUINHO: As conversas com o senador Rogério terminaram após as eleições de 2022. Rogério seguiu o caminho dele e eu o meu. Sobre as eleições de 2026, não tenho conversado com ninguém.
CINFORM ON LINE: Em sua opinião, de onde estão surgindo estas fakes? Quem está “patrocinando” isso? Com que objetivo?
VALMIR DE FRANCISQUINHO: É fato que há uma artilharia montada para pautar negativamente Valmir. Isso pode partir dos nossos adversários em Itabaiana ou de alguém que tema uma nova ascensão do nome de Valmir no Estado. Nunca trabalhei para estar em evidência, seja positiva ou negativa.
CINFORM ON LINE: O senhor encontra-se inelegível, mas seu nome continua sendo o mais lembrado para o governo do Estado. Para quem deseja vê-lo no Palácio dos Despachos, como anda a tramitação dos seus recursos? Já buscou reverter esta sentença?
VALMIR DE FRANCISQUINHO: Meu foco está na prefeitura de Itabaiana. Tenho confiado nos meus advogados e é nas mãos deles que estão os destinos dos nossos processos. Sempre confiando na justiça, aguardo com muita paciência todas as decisões e seguirei respeitando cada uma.
CINFORM ON LINE: O deputado estadual Georgeo Passos tem defendido que os partidos e líderes da oposição devem iniciar as conversas para 2026. O senhor concorda?
VALMIR DE FRANCISQUINHO: Quem se vê como oposição deve sim sentar e conversar neste momento do processo. É um rito natural da democracia.
CINFORM ON LINE: É impressão nossa ou boa parte da imprensa sergipana dedica parte de sua programação para falar em Valmir de Francisquinho? É reconhecimento ou o objetivo é tentar desgastar sua imagem e/ou tentar desestabilizar?
VALMIR DE FRANCISQUINHO: Uma parte é de reconhecimento, outra leva a pauta numa tentativa constante de nos desgastar. No fim, o povo conhece Valmir e sabe que ninguém coloca palavras em minha boca. Sigo firme no meu objetivo de administrar Itabaiana pelos próximos anos.
CINFORM ON LINE: Vamos à pergunta que não quer calar: definitivamente, existe ou não algum “arranhão” na sua relação com o ex-prefeito e atual secretário Adaílton? O senhor confia nele? Caso o senhor continue impedido, ele pode ser o pré-candidato da oposição ao governo?
VALMIR DE FRANCISQUINHO: Não há nenhum tipo de arranhão. Adailton tem o estilo dele e eu tenho o meu. Às vezes dois filhos nascem do mesmo ventre e reagem de forma diferente diante de algumas situações. Adailton fez a sua administração, hoje é nosso secretário, e é uma prova de que não há nenhuma indiferença entre a gente. Se ele será candidato ou não em 2026 a qualquer cargo, cabe a ele primeiro dizer se quer voltar a disputar cargo eletivo.
CINFORM ON LINE: É verdade que Adaílton também pode ser o pré-candidato do seu agrupamento a prefeito de Frei Paulo em 2028? Já conversou com a família Oliveira sobre isso?
VALMIR DE FRANCISQUINHO: A imprensa especula, as pessoas em Frei Paulo especulam. Mas 2028 está muito longe e tudo isso passa primeiro pela vontade do povo, da família Oliveira a qual eu nutro um enorme carinho e pela vontade de Adailton. Se todos estiverem em sintonia, acredito no potencial dele.
CINFORM ON LINE: Falando em Frei Paulo, recentemente o ex-prefeito e pré-candidato a deputado federal, Anderson de Zé das Canas, fez críticas à sua gestão em Itabaiana comparando com a realidade do outro município vizinho. Ele, inclusive, disse que pessoas de outros municípios estão ocupando espaços que deveriam ser preenchidos por filhos de Itabaiana. Em sua avaliação qual a intenção de Anderson? Ele estaria antecipado 2026 querendo rivalizar com Valmir?
VALMIR DE FRANCISQUINHO: Rivalizar com Valmir pode parecer uma estratégia fácil para ganhar pontos com grupos no Estado que divergem da gente politicamente. Em minha avaliação, quanto mais candidatos, melhor, pois o povo terá mais opções para escolher. Eu não pretendo rivalizar com ninguém, apenas mostrar o que eu fiz e o que poderei fazer.
CINFORM ON LINE: E, sobre Itabaiana, o que já pode ser destacado do início de sua gestão? O que já foi realizado até agora?
VALMIR DE FRANCISQUINHO: Estamos dando grandes passos na geração de emprego, com a abertura de novas empresas com o município dando todo incentivo. Estamos nos organizando para apresentar um serviço de saúde de ainda mais qualidade com a construção do nosso Hospital Municipal. Estou também modificando a dinâmica em alguns setores para que o povo possa ser melhor atendido. O povo de Itabaiana verá grandes obras serem executadas nos próximos anos.
CINFORM ON LINE: O governador Fábio Mitidieri é seu adversário político. Mas como anda a relação institucional com o prefeito de Itabaiana? Tem sido um parceiro? E o governo federal?
VALMIR DE FRANCISQUINHO: O governador tem feito o papel dele e eu o meu. Ele me ligou recentemente, para conversar sobre as chuvas, prontamente atendi e ele foi até a Prefeitura. Todas as vezes que o governo quiser abrir o diálogo com a prefeitura, estarei de portas abertas. O governador também tem se colocado à disposição para atender algumas demandas do município, em breve teremos uma audiência onde apresentarei algumas demandas, foi o que ficou marcado em nossa última conversa na prefeitura.
CINFORM ON LINE: Há muita especulação sobre sua relação com a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa. O senhor segue bem alinhado com ela como no período da campanha ou não? O senhor pretende continuar filiado ao PL?
VALMIR DE FRANCISQUINHO: Valmir e Emília foi uma aliança que o povo aprovou em 2022. Sigo filiado ao PL e todas as vezes que a prefeita me ligou, já agora após assumir o mandato, eu atendi. Tivemos algumas conversas e acredito que ela fará um bom trabalho.
CINFORM ON LINE: E o que há de verdade sobre seu encontro recente com o ex-deputado André Moura? O senhor o vê como um adversário? Em caso de uma pré-candidatura dele ao Senado, teria seu apoio no Agreste?
VALMIR DE FRANCISQUINHO: Em 2018 eu fui um dos maiores incentivadores da candidatura de André ao Senado. O resultado eleitoral dele em Itabaiana, naquela oportunidade, foi excelente. Não vejo André como adversário nem como aliado. André é um amigo. Sobre apoiar ou não uma possível nova candidatura dele, é coisa para ser conversada mais na frente, mas não vejo mal algum.