O assunto mais comentado das redes sociais em Sergipe, desde a última sexta-feira (30), foi a decisão do vice-presidente e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão, que no exercício da presidência deferiu o pedido de atribuição de efeito suspensivo ao Agravo em Recurso Especial interposto pela defesa do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (Republicanos) e suspendeu os efeitos das decisões anteriores que lhe tornavam inelegível.

Com a decisão, o prefeito Valmir de Francisquinho está elegível e apto para disputar a eleição para o governo do Estado contra a reeleição de Fábio Mitidieri (PSD), caso este seja o consenso do agrupamento de oposição. Também foram beneficiados com a decisão Antônio José da Costa, Breno Veríssimo Melo de Jesus e Erotildes José de Jesus. A notícia sobre a condição eleitoral de Valmir movimentou todo o cenário político do Estado, inclusive as principais lideranças da oposição.

O próprio governador Fábio Mitidieri e seus aliados viviam questionando o fato de a oposição não ter uma definição sobre quem disputaria o governo este ano. O chefe do Executivo chegou a tripudiar dizendo que sua chapa já estava definida e que ele estava preparado para enfrentar qualquer adversário. Diante de tamanha repercussão, a impressão é que nem Fábio e nem ninguém do seu agrupamento acreditavam que Valmir conseguiria reverter sua situação em BSB.

Com a tendência de que Valmir de Francisquinho será o pré-candidato a governador pela oposição, diversas lideranças municipais começaram a se manifestar nas redes sociais, como também líder do agrupamento como a prefeita Emília Corrêa, o ex-prefeito Adaílton Sousa, o ex-senador Eduardo Amorim, o delegado e secretário André David, o deputado estadual Georgeo Passos e diversas outros que estavam aguardando uma sinalização.

Valmir na disputa representa um fato novo na política do Estado e deixou o cenário em plena “ebulição”. Em uma entrevista na sexta-feira, o governador reforçou que segue preparado para enfrentar qualquer adversário, inclusive Valmir, mas “apequenou” sua fala em dizer que o prefeito de Itabaiana conseguiu “apenas uma liminar” e que “até agosto, tudo pode acontecer”. A fala de Mitidieri não soou bem entre os adversários, mas também entre alguns aliados que avaliam como “arrogância”.

Um aliado muito próximo do governador, que tem boa relação de amizade com este colunista, pontuou que votará em Mitidieri, independente de quem estiver na oposição, mas condenou suas falas após a decisão que tornou Valmir elegível. Reconheceu que a população não recebeu bem a mensagem e que deixou transparecer que o governo tem receio de enfrentar o prefeito de Itabaiana. ALOK que perdoe este colunista, mas a condição de Valmir repercutiu muito mais em Sergipe do que o artista internacional…

Veja essa!

Em entrevista ao Jornal da FAN, na FAN FM, essa semana, o senador Alessandro Vieira (MDB), disse que as acusações do ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, contra o secretário de Governo do RJ, André Moura, não se confirmaram e que o mesmo não deve ser convocado pela CPI do Crime Organizado, que tem a relatoria do senador por Sergipe.

E essa!

Diversos setores da imprensa de Sergipe deram alta visibilidade para as falas de Garotinho que visivelmente tinham o objetivo de desgastar André Moura, que é pré-candidato a senador pelo agrupamento governista. Na entrevista, Alessandro fala do Rio de Janeiro como um Estado “comandado pelo crime organizado”, mas o senador descartou a convocação de André Moura.

Ataque ao RJ

Alessandro Vieira fez um ataque direto às autoridades do Estado do Rio de Janeiro, lembrando que cinco ex-governadores, deputados estaduais e conselheiros do Tribunal de Contas já foram presos. “O Rio de Janeiro é a vitrine do crime para o Brasil e nós temos que ter muito cuidado. Com relação as acusações contra André Moura, as denúncias não foram provadas até o momento”.

 Bomba!

Chega a informação que podemos ter mudanças nas chapas para deputado federal e estadual do PSB sergipano. São fortes os rumores de que os pré-candidatos Cláudio Mitidieri e Anderson de Zé das Canas podem migrar para o MDB, atendendo a convite do senador Alessandro Vieira e da Executiva nacional.

Exclusiva!

Na chapa para deputado estadual, os comentários dão conta que os pré-candidatos devem permanecer no PSB, mas com forte possibilidade de o vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, ao lado do vice-governador Zezinho Sobral.

Decisão sobre Valmir I

O ministro Luis Felipe Salomão do STJ ponderou que “o exame da pretensão ocorre em sede de regime de plantão judicial, o que demanda uma análise pautada na excepcionalidade e na urgência da medida, sob pena de perecimento do direito ou ocorrência de dano irreparável. Isso porque o º, I, l, da LC 64/1990 impõe a inelegibilidade art. 1 daquele que for condenado à suspensão dos direitos políticos por órgão judicial colegiado, por ato doloso de improbidade administrativa”.

Decisão sobre Valmir II

“O dispositivo, somado à iminência do período eleitoral, impõe a esta Corte Superior cautela redobrada, principalmente porque o juízo de primeiro grau, após o devido contraditório e ampla dilação probatória, julgou a ação de improbidade improcedente, por considerar que não houve dolo por parte do requerente. A divergência direta entre as instâncias ordinárias sobre a existência de dolo denota a plausibilidade das teses recursais. Por essas razões, defiro o pedido de atribuição de efeito suspensivo ao Agravo em Recurso Especial até nova apreciação pelo Relator”, concluiu o ministro.

Olha o MP!

O Ministério Público de Sergipe (MPSE) firmou acordo com o Município de Pedra Mole no âmbito de Ação Civil Pública ajuizada para apurar irregularidades contidas nos Editais nº 01/2025, nº 02/2025 e nº 03/2025, para Concurso Público do Município de Pedra Mole, que tratavam de critérios para concessão de benefícios e comprovação de requisitos pelos candidatos. A conciliação foi homologada judicialmente, com extinção do processo com resolução do mérito.

Alô Pedra Mole!

O acordo, articulado pela Promotoria de Justiça de Frei Paulo, que abrange o distrito de Pedra Mole, estabelece a exclusão de restrições territoriais anteriormente previstas nos editais. Um dos pontos ajustados assegura que o benefício concedido a integrantes do Conselho de Sentença do Tribunal do Júri passe a alcançar qualquer jurado regularmente convocado em território nacional, e não apenas aqueles vinculados à Comarca de Pedra Mole.

Novos editais

Também ficou definida a ampliação da validade da comprovação de doação de sangue, que deverá aceitar documentos emitidos por qualquer centro de hemoterapia oficialmente reconhecido, ainda que localizado fora do Estado de Sergipe, afastando a limitação anterior aos órgãos estaduais. Outro compromisso assumido pelo Município foi o de comunicar ao MPSE, para fins de acompanhamento institucional, a publicação dos novos editais, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Sobre as cotas

Além disso, o Município deverá prever expressamente nos editais a forma de resolução de eventual conflito entre cotas, como pessoas com deficiência, pessoas negras e ampla concorrência, adotando como parâmetro o modelo previsto na legislação estadual, assegurando critérios objetivos no provimento dos cargos.

Luto

A Associação dos Oficiais Militares de Sergipe – ASSOMISE vem à público lamentar e se solidarizar com seu presidente CEL RR PMSE Adriano Reis, pelo falecimento de sua mãe, Maria Barboza Reis, conhecida como Maria Barboza, ocorrido neste domingo (1º). Aos 92 anos, Mariz Barboza deixa cinco filhos, que teve com seu esposo, Manoel Carlos Reis, mais conhecido como seu Carlito (in memoriam) e dezenas de netos. Maria Barboza foi professora de geografia, formou milhares de cidadãos sergipanos. O corpo está sendo velado na OSAF em Aracaju e o sepultamento ocorrerá nesta segunda-feira (2), às 10 horas, no Cemitério Colina da Saudade.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei

    O Corinthians é campeão da Supercopa Rei. A conquista foi [...]

  • Valmir de Francisquinho fica elegível e deixa cenário político em ebulição

    O assunto mais comentado das redes sociais em Sergipe, desde [...]

  • ELAINE OLIVEIRA – “A Secretaria é fundamental para consolidar as políticas para mulheres”

    Elaine Oliveira diz que uma pré-candidatura depende da prefeita Emília [...]

  • Editorial – O acerto de Emília em apostar na revisão do Plano Diretor de Aracaju

    Nos últimos 20 anos, um dos assuntos mais questionados durante [...]

  • Centro de Especialidades Médicas de Simão Dias ultrapassa mais de 7 mil atendimentos em 2025

    Localizado no município de Simão Dias, no centro-sul sergipano, o Centro [...]