As internações em terapia intensiva e mortes por covid-19 foram reduzidas em mais de 90% na população geral do Uruguai que tomou as duas doses das vacinas CoronaVac e Pfizer, mostrou relatório divulgado pelo governo nessa terça-feira (8).

O país, com 3,5 milhões de habitantes, tem conduzido uma bem-sucedida campanha de vacinação, que o coloca junto com o Chile na vanguarda na América do Sul. Ainda assim, os uruguaios enfrentam uma forte onda de contágios, que situam o país entre os primeiros do mundo em número de mortes por milhão de habitantes.

Segundo dados do Ministério da Saúde Pública, quase 52% da população receberam uma dose da vacina contra a covid-19 e 29% foram imunizados com as duas doses até o dia 1º de junho. Os resultados do relatório incluem as pessoas vacinadas com ambas as doses, depois de mais de 14 dias após a aplicação da última.

Sobre a vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, o estudo mostrou que “em todos os subgrupos analisados o percentual de eficácia para reduzir casos incidentes supera os 61%; a redução de entrada nas unidades de terapia intensiva (UTIs) é acima de 92%, e a de redução de mortes pela doença passa de 95%”.

Os subgrupos para a CoronaVac correspondem às populações entre 18 e 49 anos de idade, e entre 50 e 69 anos.

Em relação à vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech, o documento acrescenta que “o índice de eficácia para reduzir casos incidentes supera os 78%, em reduzir admissões na UTI passa de 94% e de evitar mortes supera os 94%”. O imunizante da Pflzer foi destinado a pessoas com 80 anos ou mais, e aos profissionais de saúde.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Arraiá do Jobim abre temporada junina no Iate Clube em Aracaju na véspera de feriado

    A melhor época do ano já começou a dar as [...]

  • Financiamento de veículos cresce 12,8% no trimestre

    As vendas financiadas de veículos cresceram 12,8% no primeiro trimestre [...]

  • Com 79 novas empresas em 2026, setor de TI fortalece geração de empregos em Aracaju

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do [...]

  • Governo homologa resultado final e autoriza nomeação de aprovados no concurso da Fundação Renascer

    O Governo do Estado homologou, nesta sexta-feira, 10, o resultado [...]

  • Pré-candidatura de André David já surpreende mais que Alessandro Vieira em 2018

    Até o último dia 2, o delegado de Polícia e [...]