A vacinação contra a Mpox começa nesta quinta-feira (16) em Sergipe, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A aplicação será realizada no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, que está localizado no anexo do Hospital de Urgência de Sergipe João Alves Filho (Huse), em Aracaju, todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 16h. O estado recebeu 189 doses do imunizante na última terça-feira (14).

Inicialmente, serão vacinados os grupos de risco para as formas graves da doença, incluindo pessoas a partir dos 18 anos que vivem com HIV/Aids, profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade, e pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para Mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco.

Para receber a vacina em Sergipe, além de estar incluso no público-alvo, as pessoas precisam ser encaminhadas pelo Serviço de Referência HIV/Aids. A gerente de Imunização da SES, Sândala Teles, explicou que as pessoas podem ser vacinadas se estiverem dentro dos critérios estabelecidos.

A SES recomenda que, para a vacinação pré-exposição, seja respeitado um intervalo de 30 dias entre qualquer vacina previamente administrada. Em situação de pós-exposição, cujo principal objetivo é o bloqueio da transmissão, a aplicação deve ser realizada independentemente da administração prévia de qualquer imunobiológico.

O Ministério da Saúde recomenda o esquema de vacinação com duas doses para cada pessoa, mas aqueles que já foram diagnosticados com a Mpox ou apresentam uma lesão suspeita no momento da vacinação não devem receber a dose.

O último caso de Mpox confirmado em Sergipe ocorreu em 25 de janeiro. O estado já registrou 72 casos da doença, com 43 em Aracaju, 10 em São Cristóvão, 5 em Nossa Senhora do Socorro, 5 em Lagarto, 2 na Barra dos Coqueiros, e 1 caso em Itabaiana, Poço Verde, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Santa Luzia do Itanhi, Simão Dias e Estância.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Fraudes em ambiente digital: Brasil registra uma tentativa a cada 3 segundos no primeiro semestre

    No primeiro semestre de 2024, a cada três segundos houve [...]

  • É falso conteúdo dizendo que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate [...]

  • Governo de Sergipe reabre Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, em Laranjeiras

    No Dia da Consciência Negra, celebrado nessa quarta-feira, 20 de novembro, [...]

  • Projeto de professora da UFS investirá mais de R$ 900 mil no sucesso de meninas em STEM

    A proposta contará com investimento de mais de R$ 930 [...]

  • Prefeitura beneficia, pela 1ª vez, pessoas que viviam em situação de rua com casa própria

    O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, nesta terça-feira, 19, em seu [...]