Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ampliou o público-alvo da vacina meningocócica C para crianças menores de 10 anos e trabalhadores da saúde. A vacina, que protege contra a meningite e meningococcemia, faz parte do calendário anual oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.
De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, no dia 13 de junho ocorreu a extensão do público-alvo, mas essa medida é válida apenas até fevereiro de 2023. Até o momento, já foram vacinadas 57 crianças com idade entre 5 a 10 anos e 364 profissionais da saúde.
“O imunizante contra a meningocócica C já fazia parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade, e um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade. Segundo a nova orientação do MS, se a criança de até 10 anos não tiver se vacinado, deve tomar uma dose. Já os trabalhadores de saúde, mesmo com o esquema vacinal completo, podem se vacinar com mais uma dose”, explica Larissa.
Apesar de a faixa etária em maior risco de adoecimento ser a de crianças menores de 1 ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença.
Medidas de prevenção
Uma das principais medidas de controle da doença meningocócica do sorogrupo C é a manutenção de elevadas coberturas vacinais, tanto na população infantil como em adolescentes.
“A adoção dessa estratégia tem como objetivo aumentar a proteção contra a doença causada por esse sorogrupo, evitando a ocorrência de surtos, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos”, enfatiza Larissa.
Trabalhadores de saúde
Para essa estratégia de vacinação, consideram-se todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. Têm direito a receber o imunizante, trabalhadores da Saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.
A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Busca ativa a dependentes químicos pelo interior do Estado consolida trabalho terapêutico do Batalhão da Restauração

    Dessa vez jovem morando nas ruas de Nossa Senhora da [...]

  • Diretora-geral da FABAMED parabeniza Aracaju pelos seus 171 anos

    Neste aniversário de 171 anos de Aracaju, quero expressar minha [...]

  • Crediamigo registra expansão de 85% em pontos de atendimento em Sergipe

    O Banco do Nordeste (BNB) registra ampliação do atendimento do [...]

  • Páscoa 2026 une sofisticação e tradição na decoração de interiores

    O mercado brasileiro de decoração projeta um cenário de forte [...]

  • Lucas Passos é atração do Festival de Gelados ‘Açaí do Chico’ em prol do Externato São Francisco em Aracaju

    O cantor Lucas Passos é a atração da segunda edição [...]