Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ampliou o público-alvo da vacina meningocócica C para crianças menores de 10 anos e trabalhadores da saúde. A vacina, que protege contra a meningite e meningococcemia, faz parte do calendário anual oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.
De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, no dia 13 de junho ocorreu a extensão do público-alvo, mas essa medida é válida apenas até fevereiro de 2023. Até o momento, já foram vacinadas 57 crianças com idade entre 5 a 10 anos e 364 profissionais da saúde.
“O imunizante contra a meningocócica C já fazia parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade, e um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade. Segundo a nova orientação do MS, se a criança de até 10 anos não tiver se vacinado, deve tomar uma dose. Já os trabalhadores de saúde, mesmo com o esquema vacinal completo, podem se vacinar com mais uma dose”, explica Larissa.
Apesar de a faixa etária em maior risco de adoecimento ser a de crianças menores de 1 ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença.
Medidas de prevenção
Uma das principais medidas de controle da doença meningocócica do sorogrupo C é a manutenção de elevadas coberturas vacinais, tanto na população infantil como em adolescentes.
“A adoção dessa estratégia tem como objetivo aumentar a proteção contra a doença causada por esse sorogrupo, evitando a ocorrência de surtos, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos”, enfatiza Larissa.
Trabalhadores de saúde
Para essa estratégia de vacinação, consideram-se todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. Têm direito a receber o imunizante, trabalhadores da Saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.
A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo de Sergipe reforça importância do Protocolo Não SE Cale! e disponibiliza versão para download

    Elaborado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de [...]

  • Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário

    O novo Cartão Nacional de Saúde (CNS), a partir de [...]

  • Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE

    A taxa de desemprego no trimestre encerrado em julho ficou [...]

  • Serviço de cirurgia bucomaxilofacial do Hospital Regional de Itabaiana é referência estadual

    Com uma média de 4.572 pacientes atendidos por ano, o [...]

  • Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico

    No próximo dia 24, quarta-feira, às 14h, o plenário da [...]