A chegada do mês de dezembro para muitos é sinônimo de modificar a decoração da casa para receber seus convidados nas festas de fim de ano – Natal e Ano Novo -, mas surge a dúvida de como sofisticar o ambiente sem gastar muito.

A designer de interiores Eliana Moura se baseia na frase de Leonardo da Vinci “a simplicidade é o último grau de sofisticação” para direcionar seu trabalho sempre buscando atender as necessidades e princípios do cliente, principalmente em decorações temáticas como a de Natal.

“Um projeto de decoração de Natal precisa levar em conta o desejo e a ideia da celebração para o cliente, o sentimento que o cliente nutre em relação a ela”, comenta a designer de interiores.

Eliana Moura explica que escolher um protagonista na decoração é a melhor opção para dar um significado a decoração. Se o cliente considera que o Natal é o Papai Noel e a família reunida ao redor da mesa farta, as decorações temáticas do Natal fantasia devem predominar.

Já aqueles que acham que o Natal tem como objetivo valorizar o símbolo máximo do Cristianismo, que é o nascimento de Jesus Cristo, o foco é em uma outra linha de decoração: com símbolos religiosos, mensagens de amor e paz.

O jardim da casa é um ótimo lugar para ser aproveitado na decoração. “Você pode explorar os cantos do jardim para criar imagens de natal, como um Papai Noel ou um presépio, que caiu em desuso, mas que é o símbolo máximo do Natal”, comentou a designer.

Quem quer economizar pode improvisar e fazer a sua própria decoração, como capas de almofadas com retalhos nas cores verde e vermelho. Para aqueles que não dominam a costura vale usar cola para tecido. “O acabamento não é o detalhe mais importante”, destacou Eliana.

Outra ideia legal é substituir a tradicional árvore de Natal por uma palmeira natural com laços de fitas estampadas com presentes distribuídos embaixo, ou até criar uma árvore de Natal com as tradicionais lâmpadas “pisca-pisca”.

Utilizando folhas secas e galhos ou juntar vários laços de cores sortidas em um arame redondo, você pode criar uma guirlanda bonita e barata para a decoração natalina.

Caixa Econômica Federal cria campanha para clientes quitarem dividas

EMPREGO: Quem não é visto, não é lembrado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil pode bater meta de entrada de turistas estrangeiros dois anos antes do previsto

    O turismo internacional no Brasil vive um momento histórico. Entre [...]

  • Organizações sociais propõem plano para investimentos na Amazônia

    Um plano para atrair investimentos para conservação, restauração e o [...]

  • Secretaria de Estado da Saúde abre credenciamento para 20 leitos de UTI pediátricos durante a sazonalidade

    Em razão do aumento na demanda por leitos de Unidade [...]

  • Vinte e quatro pesquisadores da Embrapa estão entre os mais citados do mundo

    Vinte e quatro pesquisadores da Embrapa figuram entre os mais [...]

  • Micro e pequenas empresas lideram pedidos de recuperação judicial no Brasil

    Micro e pequenas empresas foram responsáveis por 132 dos 167 [...]