De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal ¬ uma das mais importantes conquistas para o reequilíbrio fiscal dos estados da federação e do país nas últimas décadas ¬ os entes federados não podem ultrapassar o limite de gastos brutos com pessoal, estabelecido em 60% de suas receitas correntes líquidas (RCL), ou seja, das receitas com recebimento de impostos, taxas e contribuições.

Para que todos tivessem um gatilho de alerta, foi estabelecido o que se denominou Limite Prudencial, que é disparado quando estados, municípios ou a União atingem gastos da ordem de 44,1% das referidas receitas com o quadro funcional de ativos, aposentados e pensionistas. Todos os estados superaram esse limite, sendo que o melhor ranqueado é São Paulo, com exatos 54, 45% comprometidos.

Responsável pelo acompanhamento e controle, a Secretaria do Tesouro Nacional efetua cálculos permanentes com os dados que são fornecidos pelos estados, utilizando para isso metodologia adotada internacionalmente.

Esses gastos vêm sendo onerados anualmente, atingindo, na média de todos os estados 47,53% em 2016, 49,36% em 2017 e 50,23% em 2018.

Sergipe tem um quadro ruim, pois 88,1% dos seus servidores são aposentados ou pensionistas, ao passo em que gastou, em 2018, 59% de sua arrecadação com servidores, um escândalo se comparado com 2017, quando gastava 48%, segundo dados do Tesouro Nacional.

Sergipe já vem de um estouro na LRF desde 2017, quando ficou em 7º lugar entre os piores do Brasil, depois de MG, MS, RN, RJ, RS e MT, pontuando negativamente em um quadro geral de penúria dos estados.

Com esses dados macroeconômicos fica difícil a gestão do estado de Sergipe, porque sobra muito pouco para custeio da máquina pública e novos investimentos, iniciativas imprescindíveis para azeitar a economia do Estado, e que coloca nas mãos do gestor uma maior exigência para sua capacidade de administrar essa verdadeira “batata quente”. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Anvisa: anéis inteligentes não devem ser usados para diagnosticar doenças

    Aplicativos para celular, relógios e, mais recentemente, anéis inteligentes passaram [...]

  • Demora no diagnóstico agrava esclerose múltipla, alerta associação

    Cerca de um quarto dos pacientes com esclerose múltipla chega [...]

  • Prefeitura reforça importância do diagnóstico precoce de doença renal em ação no CEMAR

    Diagnóstico precoce é cuidado que preserva a vida e pode [...]

  • Saiba como acessar reconstrução dentária pelo SUS em casos de violência doméstica

    Mulheres que sofreram danos à saúde bucal em decorrência de [...]

  • Comércio, serviços e turismo fazem apelo para que PEC do fim da escala 6×1 não seja votada antes das eleições

    Campanha lançada no final de semana dos dias 29 e [...]