O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a sessão desta terça-feira (27) a votação das regras para a eleição municipal de outubro, com destaque para a resolução sobre propaganda eleitoral, que deve disciplinar o uso de tecnologias de inteligência artificial (IA) nas campanhas. 

No texto que deverá ser colocado em votação, a relatora, ministra Cármen Lúcia, propôs que a utilização de material “fabricado ou manipulado” por meio de IA somente seja permitido se a informação sobre o uso da tecnologia for divulgada de forma “explícita e destacada”.

Além disso, a norma traz vedações ao uso de qualquer “conteúdo fabricado e manipulado” com fatos sabidamente não verdadeiros, ou gravemente descontextualizados, que possam causar danos ao equilíbrio da eleição.

A minuta prevê ainda que os provedores de aplicações na internet são responsáveis pela implantação de medidas que impeçam a publicação de conteúdo irregular, que atinja a integridade do pleito.

A minuta sobre o tema foi divulgada em janeiro. Em seguida, foram realizadas audiências públicas obrigatórias, entre 23 e 25 de janeiro, na sede do TSE, para receber contribuições sobre as normas eleitorais.

Os demais ministros estudaram as resoluções sobre as eleições durante o fim de semana. Eles também podem sugerir mudanças. Em mais de uma oportunidade, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, defendeu punições para o uso de material manipulado por IA, fenômeno que classificou como “extremamente perigoso”.

O ministros do TSE devem votar, nesta terça, além da resolução sobre propaganda eleitoral, também as regras relativas ao Fundo Eleitoral, a pesquisas eleitorais, a auditorias e fiscalizações do pleito e a prestação de contas, entre outros temas.

 

 

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura discute prioridades para o orçamento municipal de 2027 em audiência pública

    Encontro reuniu representantes da gestão municipal e do Legislativo para [...]

  • Governo de Sergipe entrega mais de R$ 18,2 milhões em obras no médio sertão sergipano

    Investimentos contemplam educação infantil, infraestrutura rodoviária e esporte nos municípios [...]

  • Banco Central surpreende e mantém juros básicos em 13,75% ao ano

    As tensões em torno do câmbio e do fenômeno climático [...]

  • Coronel Sobrinho é empossado como secretário de Ordem Pública de Lagarto

    A Secretaria Municipal da Ordem Pública e Defesa da Cidadania [...]

  • Vereador Alex Henrique cobra climatização nas escolas municipais de Itabaiana

    O vereador Alex Henrique (União Brasil) usou a tribuna da [...]