aplicativo e-Título poderá ser baixado somente até as 23h59 deste sábado (28), informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ferramenta digital dá acesso a uma série de serviços projetados pela Justiça Eleitoral para facilitar o voto.

Neste domingo (29), 57 municípios escolhem, em segundo turno, os prefeitos. E somente poderá utilizar o e-Título quem já tiver se cadastrado na ferramenta até a véspera. O cadastramento só voltará a ficar disponível na segunda-feira (30).

No dia da votação, o e-Título pode servir como documento oficial de identificação para o eleitor que já tenha feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral. A ferramenta permite também ao eleitor checar a localização da seção eleitoral, que pode ter mudado devido a remanejamentos provocados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

e-Título também permite justificar ausência às urnas no dia da votação, caso se encontre fora de seu domicílio eleitoral. Nesses casos, o aplicativo se vale do georreferenciamento presente nos celulares. Com a medida, a Justiça Eleitoral quer dispensar o eleitor de realizar o procedimento presencialmente.

Falhas

No primeiro turno das eleições municipais, em 15 de novembro, o e-Título apresentou falhas. Muitos eleitores reclamaram por não conseguir justificar a ausência por meio do aplicativo.

Na ocasião, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, disse que a instabilidade se devia aos downloads e cadastros de última hora, que sobrecarregaram o sistema.

Segundo dados da Justiça Eleitoral, até o primeiro turno o e-Título havia sido baixado cerca de 16 milhões de vezes. O Brasil tem cerca de 148 milhões de eleitores aptos a votar.

 

Agência Brasil 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Incentivador do esporte, Alex Melo comemora conquista de karateca sergipano em campeonato nacional 

    Grande defensor e incentivador do esporte, o vereador Alex Melo [...]

  • Ricardo Marques recorda caos que estava o transporte público, aponta avanços na atual gestão e questiona: a quem interessa barrar melhorias?

    O transporte coletivo em Aracaju voltou ao centro das discussões [...]

  • Governo de Sergipe abre consulta aos lotes de bens móveis inservíveis do segundo leilão de 2025

      O Governo de Sergipe abre, nesta segunda-feira, 4, a [...]

  • Home office gera emprego e renda em municípios do interior

    A partir da pandemia de covid-19, houve uma tendência de [...]

  • Prefeitura de Aracaju fortalece parcerias com o Grupo Tiradentes para eventos de tecnologia e inovação

    Em mais uma agenda voltada ao fortalecimento do ecossistema de [...]