O julgamento aconteceu nesta tarde, em Porto Alegre (RS)

 

Por decisão unânime, os três desembargadores da 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decidiram pela condenação e aumento da pena do ex-presidente Lula (PT) no caso do tríplex. A pena foi aumentada de nove para 12 anos e um mês de prisão, com início em regime fechado, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, além de multa no valor de R$ 1,33 milhão.

Os desembargadores federais João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor dos Santos Laus consideraram em seus votos que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o tríplex no Guarujá como propina da empreiteira OAS. Propina esta oriunda de um esquema de corrupção na Petrobras.

Apesar da condenação, o ex-presidente só será preso depois que se esgotarem todas as possibilidades de recurso no tribunal. A decisão do TRF4 não impede que o petista se candidate a presidente este ano, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode negar o seu registro de candidatura com base na Lei da Ficha Limpa, que prevê que condenados em segunda instância não podem se candidatar.

 

(Foto: Vieira Neto)

Protestos em Sergipe

Na tarde desta quarta-feira (24), diversos movimentos sindicais e políticos sergipanos se reuniram na Praça General Valadão em apoio ao ex-presidente. Segundo estimativa da Polícia Militar, cerca de 500 manifestantes saíram em passeata pelas ruas do centro da capital.

Para o presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Rogério Carvalho, muitos brasileiros estão percebendo que há uma injustiça sendo praticada contra o ex-presidente. “As manifestações que estão acontecendo pelo país e aqui em Sergipe mostram que uma parte da sociedade brasileira está começando a compreender e perceber uma injustiça e a não-justiça sendo praticada, e que outros interesses conduzem a conformação da ideia desses desembargadores que estão julgando o Lula”, afirma.

Desde a noite de ontem (23), diversos manifestantes a favor do ex-presidente Lula fizeram vigília com manifestações culturais em algumas cidades do interior sergipano, como Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha e Propriá. Segundo a Frente Brasil Popular do Sertão, na manhã de hoje foram realizados atos públicos, com passeatas e panfletagem em Estância, Poço Redondo, Porto da Folha e Gararu.

 

Edvaldo Nogueira é processado por prática de nepotismo

Parque dos Falcões passa a ser monitorado por câmeras

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado

    Os resultados preliminares para vagas reservadas do Concurso Público Nacional [...]

  • Venda de passagens on-line para o transporte intermunicipal em Sergipe já está disponível

    Já está disponível o novo sistema oficial de venda de [...]

  • Aracaju registra baixo risco de infestação do Aedes Aegypti

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • Atraso nas metas de universalização do saneamento básico gera debate sobre adiamento

    Universalização do acesso à água potável e esgotamento sanitário até [...]

  • Suspensão da emissão de vistos dos EUA não afeta turistas

    O Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou a suspensão, por [...]