Metalúrgica Mor usou selo de brinquedo em produtos que não são considerados pertencentes à categoria. Inmetro considerou irregular

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou sentença que manteve seis autos de infração emitidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) contra empresa gaúcha Metalúrgica Mor por utilizar selo de brinquedo em produtos que difere da categoria especificada nas infrações.

Os autos foram lavrados em 2013 após processo administrativo, quando o Inmetro considerou irregular a venda de bóias e piscina inflável de 28 litros com o selo da categoria brinquedo.

A Mor ajuizou ação pedindo a nulidade dos autos, alegando que os produtos em análise foram certificados como brinquedos pelo Instituto  de Certificação para Excelência na Conformidade (Icepex), instituto credenciado pelo Inmetro.

O pedido foi considerado improcedente pela Justiça Federal de Santa Cruz do Sul (RS), com o entendimento de que mesmo que o Icepex tenha emitido os selos, cabe ao Inmetro policiar o cumprimento das normas. A empresa recorreu ao tribunal, sustentando não ter descumprido a legislação.

A 4ª Turma do TRF4 decidiu, por unanimidade, negar o apelo, por entender que a certificação teria sido expedida de forma irregular, sem atentar aos requisitos exigidos pelo Inmetro. O relator do caso, desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, citou trecho da sentença para fundamentar seu voto. “Diferentemente do exposto na petição inicial, os produtos classificados como brinquedos não se enquadram nessa categoria, por tratar-se de acessórios utilizados em piscinas com lâmina de água de profundidade muito superior a 0,20m. Acrescente-se que, conforme consignado nos autos de infração, em consulta ao ICEPEX, foi informado que alguns dos produtos não mais estão sendo certificados como brinquedos, dada a ausência de funcionalidade lúdica infantil”, concluiu

Leia mais

Salários dos magistrados em Sergipe chegam a R$ 63 mil

Grupo da TV Integração começa a promover reestruturação na TV Sergipe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Olho Vivo: Renato Albani traz a Aracaju o espetáculo “A Ignorância É Uma Dádiva”

    Um dos maiores comediantes do país, Renato Albani se apresenta [...]

  • Olho Vivo: Bruno Oliveira reunirá empreendedores para imersão sobre estratégias de crescimento e negócios

    Empreendedores que desejam sair do improviso e estruturar o crescimento [...]

  • Sergipe atrai mais de R$ 620 milhões em investimentos com PSDI e amplia geração de empregos em 2025

    Ao longo de 2025, Sergipe se consolidou como um ambiente [...]

  • Ricardo Marques leva demandas de falta d’água para diretor-geral da Iguá Sergipe

    Atendendo a inúmeras demandas da população, o jornalista e vice-prefeito [...]

  • Lula veta integralmente PL da Dosimetria

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integramente, nesta quinta-feira [...]