A Polícia Federal, em coordenação com a Polícia Rodoviária Federal, desarticulou uma associação criminosa especializada na utilização de documentos digitais falsos para cometer estelionato contra a Caixa Econômica Federal. A operação ocorreu nessa sexta-feira (30). Segundo a corporação, o grupo operava de forma altamente organizada e sofisticada, explorando brechas no sistema financeiro digital para obter ganhos ilícitos.

Na ação, foram presos em flagrante oito homens e cinco mulheres em Santana do Livramento e Porto Alegre, ambas no Rio Grande do Sul, pelos crimes de estelionato majorado, falsificação de documentos, uso de documento falso e associação criminosa.

As investigações revelaram que o grupo iniciava suas atividades através da obtenção ilegal de informações pessoais de terceiros. Esses dados eram obtidos por meio de táticas de phishing, compra de informações em mercados ilegais e, em alguns casos, por meio da invasão de sistemas de empresas que armazenam essas informações.

De posse desses dados, os investigados utilizavam ferramentas avançadas de edição gráfica para falsificar documentos digitais, criados com um nível de qualidade que dificultava a detecção de fraude pelas instituições financeiras.

Com os documentos falsos em mãos, os criminosos se passavam por terceiros e realizavam diversos saques em espécie nas contas das vítimas. A operação criminosa causou prejuízos significativos à instituição financeira e às vítimas cujos dados foram comprometidos.

 

 

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Banco do Nordeste dobra financiamento de energia solar para agricultores familiares

    O Banco do Nordeste (BNB) financiou R$ 55,3 milhões em [...]

  • Prefeitura de São Cristóvão e Iphan assinam termo de compromisso para restaurar Estação Ferroviária e requalificar espaços históricos

    Na última quinta-feira (05), o prefeito de São Cristóvão, Júlio [...]

  • Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira

    O prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino [...]

  • Delacruz apresenta Turnê “VINHO” em Aracaju no dia 15 de agosto

    Um espetáculo para ser sentido com o coração acontece no [...]

  • Surpresa no Forró Caju: Dorgival Dantas chama Waldonys e Flávio José para encerramento inesquecível

    Na noite desta quinta-feira, 05, o Forró Caju foi palco [...]