Cerca de 800 mil m³ de sedimentos serão retirados
Dois trechos do rio São Francisco, um entre os municípios de Penedo (AL) e Neópolis (SE) e outro entre os Pão de Açúcar (AL) e Porto da Folha (SE), receberão obras de dragagem para melhoria da navegabilidade. Cerca de 800 mil m³ de sedimentos devem ser retirados do rio entre terça-feira (28) e maio do próximo ano.
“A navegabilidade nesses dois trechos do São Francisco estava nos preocupando. Após a dragagem, teremos um trajeto não somente mais rápido, mas também com segurança para a população que usa essas embarcações”, explicou Luís Napoleão Casado, diretor da Codevasf.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) será responsável pela execução da obra orçada em R$ 9 milhões, pagos com dinheiro do Governo Federal.
Durante a assinatura da ordem de serviço para o início dos trabalhos, em Penedo (AL), o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, destacou a importância da obra após a última estiagem prolongada.
“Fico feliz por podermos executar essa dragagem, que é fundamental para manter a navegabilidade naquele trecho. Por conta da última estiagem prolongada, o rio São Francisco sofreu bastante e a navegação foi prejudicada”, afirmou o ministro.