A equipe Espeleologia e Arqueologia, da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI/SE), identificou trechos da Estrada Real de Sergipe Del Rey no município de Capela, distante 67 km da capital. A estrada aparece em registros históricos desde 1653 e era utilizada para o escoamento de cargas na época do Brasil Colônia.

Segundo a arqueóloga do IPHAN, Míriam Cazzeta, que estuda Estradas Reais há 14 anos, a Biblioteca Nacional tem o registro de um mapa da Estrada Real de Sergipe Del Rey datado de 1886 que indica um caminho que seguia de Aracaju até Penedo (Alagoas), passando pelos municípios sergipanos de Capela, Muribeca e Aquidabã. “Como a 4ª etapa da FPI se concentra nessa região, vimos a oportunidade de buscar os trechos da estrada com este mapa em mãos”, contou.

Na época do Brasil Colônia, a denominação Estrada Real identificava os caminhos oficiais para circulação, com cobrança de pedágios e impostos pela Coroa Portuguesa. Durante as pesquisas de campo, a equipe de fiscalização localizou vários trechos da estrada ainda em uso, inclusive um localizado dentro da Refúgio da Vida Silvestre Mata do Junco. Ainda segundo Míriam Cazzeta, a Estrada Real corta outros pontos de interesse histórico e natural, como as ruínas do Engenho Junco e a antiga estrada de ferro de Sergipe.

A procuradora da República e coordenadora da FPI Lívia Tinôco destaca o potencial turístico do achado. “A região da Estrada Real de Sergipe é extremamente rica em atrativos históricos, culturais e naturais. A possibilidade de criar um roteiro que una a Mata do Junco e a Estrada Real, por exemplo, traz uma oportunidade de desenvolvimento sustentável com envolvimento da comunidade local na atividade turística”, explicou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil supera 5 milhões de novos empregos com carteira assinada desde 2023

    Com o desemprego no mais baixo patamar de sua série histórica [...]

  • Sancionada Lei que cria primeira Universidade Estadual de Sergipe

    O governador Fábio Mitidieri sancionou, na última terça-feira, 30, a [...]

  • ‘Até 2026, Governo do Brasil concluirá o maior ciclo de investimentos em infraestrutra do País’

    O ministro dos Transportes, Renan Filho, acredita que – ao [...]

  • Projetos do Executivo aprovados na Câmara consolidam gestão humanizada e valorização do servidor

    O ano de 2025 consolidou em Aracaju uma gestão pautada [...]

  • Contribuintes poderão atualizar patrimônio pagando menos imposto

    A partir de 2026, contribuintes de todo o país terão [...]