Com o objetivo de ampliar o exercício da cidadania e facilitar a portabilidade do título eleitoral, a Justiça Eleitoral lançou o aplicativo “e-título”, que já está disponível para download nas plataformas digitais. O aplicativo permite que o eleitor disponha de seus dados sempre atualizados, sem a necessidade de ter que se deslocar até o Cartório Eleitoral.

O  “e-título” pode ser utilizado em smartphones ou tablets. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível no aparelho do eleitor.

Como funciona?

Após baixar o aplicativo nas plataformas digitais Play Store (android) ou Apple Store (iOS), o eleitor deve inserir o número do título eleitoral,  nome,  data de nascimento, o nome da mãe e o do pai. O documento digital contém a foto, informações sobre a situação do eleitor (se está quite ou não), dados biométricos e o endereço de seu local de votação, contendo, inclusive, um mapa com geolocalização.

Impactos positivos

Além do aspecto sustentável, surgindo como alternativa à emissão de títulos eleitorais em papel, o “e-título” trará outros impactos financeiros positivos. A economia será perceptível na redução dos custos da Justiça Eleitoral com a emissão de segundas vias dos títulos extraviados, suprimentos de impressora, aquisição de equipamentos para a impressão dos documentos e consumo de energia, entre outros.

Para o eleitor, o benefício será a facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título de eleitor impresso. Também o tempo de atendimento nos cartórios eleitorais – relativo à impressão, assinatura e entrega do título – será consideravelmente reduzido.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo entrega cartões CMais Mulher a municípios do centro-sul e promove ações para mulheres no ‘Sergipe é aqui’

    Uma agenda cheia de benefícios para as mulheres da região [...]

  • Covid-19 não desapareceu e casos continuam ocorrendo, alerta médico

    O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alberto Chebabo, [...]

  • SES e Ministério da Saúde discutem fortalecimento de vigilância dos vírus respiratórios no estado

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu nesta sexta-feira, [...]

  • Brasil Soberano: veículos da EBC transmitem Desfile do 7 de setembro

    A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) prepara transmissão e cobertura especiais do [...]

  • Furto de energia no país gerou custo de R$ 10,3 bilhões em 2024

    O furto de energia, conhecido como perdas não técnicas de [...]